Disque Denúncia


Disque Denúncia pede informações sobre envolvido na tentativa de resgate de presos em presídio de Bangu


As autoridades de segurança já pediram à Justiça um mandado de prisão para um outro envolvido no caso

23/09/2021
Disque Denúncia pede informações sobre envolvido na tentativa de resgate de presos em presídio de Bangu

O Portal dos Procurados do Disque Denúncia, em parceria com a equipe da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – Inquéritos Especiais (DRACO-IE), lança cartaz e busca informações que localizem e prendam Marcos Antônio da Silva, o "Marcos Paraíba" ou ""Pará, de 34 anos. Ele é apontado pela Polícia como um dos envolvidos no plano de um resgate de traficantes do presídio Vicente Piragibe - Complexo de Gericinó - com o uso de um helicóptero sequestrado no último domingo (19).
Segundo investigações da Draco, o objetivo era resgatar Carlos Vinícius Lírio da Silva, o "Cabeça", chefe do tráfico da comunidade do Sabão, no Centro de Niterói, na Região Metropolitana; Márcio Gomes de Medeiros Roque, conhecido como "Marcinho do Turano"; e José Benemário de Araújo, o "Benemário", um dos líderes do tráfico de drogas da Favela do Mandela e Manguinhos, na Zona Norte do Rio. 

A Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) transferiu Marcinho do Turano direto para Bangu 1 (unidade de segurança máxima) no início da noite do dia 21.

A Draco apurou que Parazinho e mais um dos envolvidos, solicitaram um carro de aplicativo, na favela do Santo Cristo, no Fonseca, em Niterói, com destino ao heliponto da Lagoa, na Zona Sul do Rio. No local, eles decolaram para seguir viagem para Angra dos Reis, mas antes, pararam para abastecer a aeronave no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. Ainda de acordo com a especializada, ao chegarem na Costa Verde, a dupla se hospedou em um hotel de luxo, até retornar para o helicóptero e, então, dar continuidade ao plano de resgate.

Os investigadores descobriram que a dupla exigiu um helicóptero esquilo, que coubesse pelo menos cinco passageiros. Pelas investigações, este é um indicativo de que o plano era resgatar mais de um traficante, que acabou sendo frustrado, pelo fato, do piloto da aeronave, ser um piloto da Policia Civil.

As investigações também apontam o traficante "Cabeça", como principal suspeito de ser o mentor do plano. O criminoso foi investigado, mesmo preso, por comandar algumas das mais recentes guerras pelo controle de territórios na cidade.

Marcos Paraíba, encontra-se na condição de foragido, desde setembro de 2019, do Instituto Penal Coronel PM Francisco Spargoli Rocha, após receber o benefício de saída de Trabalho Extra Muro. Contra ele consta um mandado de prisão, expedido pela Vara de Execuções Penais (VEP). Em suas anotações criminais e condenações: Homicídio; Lei de Drogas; e Destruição, subtração ou ocultação de cadáver ou parte dele.

Preso pela primeira vez, em julho de 2007, o criminoso teve uma fuga em abril de 2013, sendo recapturado em maio do mesmo ano.
 


O Disque Denúncia recebe informações sobre os envolvidos na tentativa de resgate em sua central de atendimento 21.2253 1177, pelo WhatsApp dos Procurados 21.98849 6099 ou no aplicativo "Disque Denúncia RJ".

Em ambos os canais, o anonimato é garantido.