Disque Denúncia


Denúncia feita ao Linha Verde leva policia ambiental a encontrar terraplanagem, corte de eucaliptos e outros ilícitos em Nova Friburgo


A ocorrência foi registrada na 151ª DP

16/09/2021
Denúncia feita ao Linha Verde leva policia ambiental a encontrar terraplanagem, corte de eucaliptos e outros ilícitos em Nova Friburgo

A partir de uma denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde (0300 253 1177) sobre extração irregular de árvores dentro de uma área de proteção ambiental, policiais militares ambientais estiveram nesta quinta-feira (16) em Nova Friburgo, onde confirmaram a veracidade das informações, inclusive ao identificar uma área de 2 mil metros quadrados degradada no Mury.

Os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos, que foram ao local, informaram que na Avenida Walter Machado Thedin havia indícios da atividade de terraplanagem, movimentação do solo, abertura de estrada e corte de eucaliptos numa área de preservação permanente, mas sem que houvesse no terreno, alguma placa contendo o licenciamento ambiental para as atividades. Ainda segundo a equipe da 5ª UPAm, diligências foram feitas no entorno, mas nenhum suspeito foi identificado. Diante dos fatos, procederam à 151ª DP onde a ocorrência foi registrada de acordo com o artigo 60 da lei de crimes ambientais.

Somente neste ano, o Linha Verde já recebeu 226 denúncias sobre crimes ambientais em Nova Friburgo, sendo que 106 foram de extração irregular de árvores, 96 de desmatamento e 38 sobre construções irregulares, por isso, reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente