Disque Denúncia


Denúncia do Linha Verde leva polícia ambiental a flagra extração irregular de recursos minerais em Itatiaia


A ocorrência foi registrada na 99ª DP

06/09/2021
Denúncia do Linha Verde leva polícia ambiental a flagra extração irregular de recursos minerais em Itatiaia

Uma denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre escavação de uma encosta para extração de barro, onde segundo o relato há risco de desabamento, levou policiais militares nesta segunda-feira (06) ao município de Itatiaia, com objetivo de fiscalizar e averiguar a veracidade das informações.

Segundo os policiais ambientais, assim que chegaram ao local denunciado, na África I, não identificaram nenhuma placa indicativa de licenciamento, porém, observaram que vinha sendo praticada em uma área de 3 mil metros quadrados, extração de barro de uma encosta com risco iminente de deslizamento. Foi feito contato com o proprietário do local e durante a fiscalização, o mesmo informou que a atividade vinha sendo praticada por seu pai, mas que de fato não havia nenhum documento contento autorizações para as atividades e que, provavelmente o barro extraído serviria para comercialização. Diante dos fatos, os policiais militares deram ciência sobre o crime ambiental contido no artigo 55 e procederam à 99ª DP, onde após perícia no terreno, a ocorrência foi registrada.

O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente