Disque Denúncia


Moradores de Angra dos Reis estão mais conscientes e alertas no que tange os crimes cometidos contra o meio ambiente


Só neste ano, já foram recebidas 333 informações sobre crimes contra o meio ambiente

27/08/2021
Moradores de Angra dos Reis estão mais conscientes e alertas no que tange os crimes cometidos contra o meio ambiente

O programa Linha Verde recebeu 333 denúncias de Angra dos Reis neste ano. Até a última quinta-feira (26/08), moradores de 92 bairros ou localidades fizeram contato com o canal do Disque Denúncia - serviço conveniado à Prefeitura de Angra dos Reis por meio da Secretaria de Segurança Pública - que recebe informações anônimas sobre crimes ambientais. A Ilha Grande é o local com maior número de informações relativas aos ilícitos ambientais, com 28; seguido pela Monsuaba (25), Japuíba (20), Bracuhy (20) e Parque Mambucaba (18). Desse montante de denúncias, pelo menos 141 chegaram ao programa através do aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”.

Das 333 denúncias, 107 foram relativas aos maus tratos contra animais, 74 sobre construções irregulares, 71 sobre desmatamento florestal, 52 sobre extração de árvores, 23 sobre extração mineral, 23 sobre poluição do ar, 20 sobre lixo acumulado, 18 sobre poluição das águas, 10 sobre pesca irregular e 9 sobre contaminação do solo e loteamento irregular (cada uma). O Linha Verde recebeu ainda denúncias de: despejo de esgoto clandestino, aterramento de rio ou lagoa, caça ilegal de animais, captação clandestina de água, desvio de curso de rios ou nascentes, queimadas, guarda e comércio de animais silvestres e carvoaria clandestina, mas além disso, a população pode denunciar locais de fabricação, comercialização e soltura de balões, locais de venda e fabricação de linha chilena, entre outros crimes ambientais. Todas essas informações são cadastradas e encaminhadas para a polícia militar ambiental e outros órgãos que cuidam do meio ambiente. Somente nos meses de fevereiro, maio e agosto foram cadastradas 47 informações, sendo esses três, os meses com maior número de denúncias recebidas. Lembrando que, como o mês de agosto não se encerrou, será batido o recorde de denúncias sobre meio ambiente neste ano, estando a apenas duas denúncias de ser o mês com maior recebimento dessas informações desde 2018.

Esses dados são de extrema importância quando comparados com o ano passado e anos anteriores. Um levantamento da série histórica desde 2018, quando a Prefeitura Municipal de Angra dos Reis firmou convênio com o Disque Denúncia mostra que, agora em 2021, mesmo faltando quatro meses para o fim do ano, os dados do Linha Verde estão muito próximos dos recebido em todo o ano de 2020: Em 2018 foram 121 denúncias sobre crimes ambientais, aumentando para 239 em 2019 e 347 no ano passado. A tendência é que esse número seja superado ainda no próximo mês.

Angra dos Reis ocupa atualmente a sétima posição no ranking de denúncias feitas ao Linha Verde, ficando atrás da capital, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Niterói, Petrópolis e Duque de Caixas.

Para Zeca Borges, coordenador do Disque Denúncia, os moradores tem tido papel fundamental no combate aos crimes cometidos contra o meio ambiente: “Esses números mostram que a percepção da população vem mudando e que ela está mais atenta e mais consciente sobre os perigos dos crimes cometidos contra o meio ambiente. Ela percebeu que a denúncia tem um papel fundamental no processo e que a polícia ambiental ou os órgãos que combatem esse tipo de crime podem muito mais com essas informações.”

O Linha Verde atende pelo telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local), além do APP "Disque Denúncia RJ" disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente