Disque Denúncia


Denúncia feita ao Linha Verde leva polícia ambiental a constatar corte de talude e abertura clandestina de estrada em terreno localizado em Itaipava


O terreno pertence a uma igreja

26/07/2021
Denúncia feita ao Linha Verde leva polícia ambiental a constatar corte de talude e abertura clandestina de estrada em terreno localizado em Itaipava

Uma denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para denunciar crimes contra o meio ambiente – sobre extração irregular de árvores em Petrópolis, possibilitou a interdição de serviços de movimentação irregular de terra, abertura de uma estrada clandestina e a formação de um platô na manhã desta segunda-feira (16) em Itaipava.

Segundo informações do programa Linha Verde, a denúncia foi averiguada por policiais da 5ª Unidade de Policiamento Ambiental, na Estrada União e Indústria, na altura do número 13.800, terreno pertencente à uma igreja. Assim que os agentes chegaram no local, observaram uma máquina retroescavadeira que se encontrava parada no momento da fiscalização, porém, foi constatada a movimentação do solo com abertura de uma rua, corte de talude e nivelamento de greide, degradando uma área com cerca de 3 mil metros quadrados. Os policiais aguardaram a chegada de um responsável pelas atividades e, quando questionado acerca das licenças ambientais pertinentes para a realização do serviço, o mesmo informou não as possuir, contrariando então o artigo 60 da lei de crimes ambientais. Diante dos fatos, ele foi conduzido à 106ª DP, onde após realização da perícia, a ocorrência foi registrada. Vale ressaltar que foi feito um termo de interdição onde o proprietário só poderá realizar novas interdições após regularização junto à prefeitura municipal, já que o local está em uma zona restritiva.

Lembrando que somente no ano de 2021, o programa Linha Verde já recebeu 354 denúncias sobre crimes ambientais vindas do município de Petrópolis, sendo que os três assuntos mais denunciados são desmatamento florestal, extração irregular de árvores e construção irregular. Para denunciar qualquer ilícito contra o meio ambiente, a população pode ligar para os números 0300 253 1177(custo de ligação local) e (21) 2253 1177, ou ainda utilizar o aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente