Disque Denúncia


Denúncia feita ao Linha Verde leva polícia a identificar abertura clandestina de estrada, corte de talude e outros crimes ambientais em Petrópolis


Pelo menos cinco mil metros quadrados de área degradada foram identificados

13/06/2021
Denúncia feita ao Linha Verde leva polícia a identificar abertura clandestina de estrada, corte de talude e outros crimes ambientais em Petrópolis

Após uma denúncia sobre desmatamento em Secretário, distrito de Petrópolis, feito ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177) policiais militares ambientais identificaram neste domingo (13) uma área com cerca de cinco mil metros quadrados degradada próximo à Cachoeira da Rocinha.

De acordo com os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos, responsáveis pela averiguação da denúncia, a informação era de que o local, de mata atlântica, vinha sendo desmatado diariamente, inclusive com auxílio de máquinas retroescavadeiras. Os agentes então procederam à Estrada da Rocinha, onde observaram a movimentação de solo com corte de talude e abertura de uma estrada clandestina. Ainda segundo eles, todo o material vinha sendo descartado em uma vegetação rasteira e arbustiva, dificultando sua regeneração natural. Foram realizadas diligências no entorno a fim de identificar os responsáveis, mas durante a fiscalização, nenhum suspeito foi localizado, tampouco placas indicativas de licenciamento para as atividades ali executadas. Diante dos fatos, os policiais procederam à 106ª DP (Itaipava), onde a ocorrência foi registrada com base nos artigos 48 e 60 da lei de crimes ambientais.  

Desde o início do ano, o Linha Verde já recebeu 257 denúncias sobre crimes ambientais na cidade de Petrópolis. A população pode continuar denunciando de forma anônima através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente