Disque Denúncia


Programa Linha Verde divulga neste Dia Mundial do Meio Ambiente, levantamento sobre denúncias de crimes ambientais


Denuncie através do 0300 253 1177 ou 2253 1177

04/06/2021
Programa Linha Verde divulga neste Dia Mundial do Meio Ambiente, levantamento sobre denúncias de crimes ambientais

Por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste dia 5 de junho além da preocupação com o que estamos fazendo em prol do Meio Ambiente, o Linha Verde (0300 253 1177), programa do Disque Denúncia do RJ, específico para denunciar crimes ambientais realizou um pequeno levantamento de dados a respeito dos diversos ilícitos cometidos no Estado do Rio de Janeiro denunciados ao programa.

Desde o dia 1º de janeiro de 2021, o Linha Verde já cadastrou mais de 6.631 informações sobre os crimes ambientais, 1.128 a mais do que o mesmo período do ano passado. Quase metade de todas as informações recebidas em 2021 diz respeito ao crime de maus tratos contra animais (3300), mas ainda destacam-se os crimes de desmatamento florestal (739), extração irregular de árvores (703) além de poluição do ar (657), construção irregular (555) e guarda/comércio de animais silvestres (473). Como nessa época do ano há uma maior incidência de balões, até por conta das festas juninas, vale sempre solicitar a população que no caso saibam de pessoas confeccionando, armazenando balões ou locais onde há soltura desses balões, denuncie essa atividade, já denunciada 51 vezes desde o início do ano. Também foram denunciados os crimes de captação clandestina de água, loteamento irregular, extração mineral, lixo acumulado, queimadas, poluição das águas, aterramento de rios, lagoas e mangues, desvio de curso das águas, caça ilegal de animais, despejo clandestino de esgoto, contaminação do solo, pesca irregular, desperdício de água, comércio ilegal de água e carvoarias clandestinas. Já com relação às linhas chilenas, o Linha Verde já contabilizou até agora 157 denúncias.

Outros dados bastante interessantes são: a quantidade de denúncias envolvendo meio ambiente, mês a mês, onde março foi o campeão, com 1.445 registros, além das denúncias recebidas apenas pelo aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”. De todas as 6.631 informações do Linha Verde neste ano, pelo menos 1.672 chegaram por essa ferramenta, sendo que em maio, foram cadastradas 361 denúncias pelo app.

Analisando os dados mais a fundo, montando um “top ten” territorial dessas informações, os municípios que mais denúncias fizeram ao Linha Verde foram: 1) Rio de Janeiro; 2) São Gonçalo; 3) Nova Iguaçu; 4) Niterói; 5) Duque de Caxias; 6) Petrópolis; 7) Maricá; 8) Angra dos Reis; 9) São João de Meriti; 10) Nova Friburgo

Se levarmos em consideração que a maior parte das denúncias vem da capital (3.144) os bairros de Campo Grande, Centro, Jacarepaguá, Taquara, Guaratiba, Bangu e Santa Cruz, são os que mais se destacam

Com as informações que o Linha Verde recebe, o Comando de Polícia Ambiental, principal parceiro na averiguação dessas denúncias, tem conseguido bastante êxito. Prova disso é que, neste ano de 2021, com auxílio das informações, já identificaram cerca de 345 mil metros quadrados de área degradada no Estado do RJ, além da apreensão de aproximadamente 60 quilos de camarões e pescado em período de defeso, redes de arrasto para pesca, motosserras, máquinas retroescavadeiras, balões e carretéis de linha chilena. Só de animais silvestres resgatados de cativeiro através das denúncias do Linha Verde, foram cerca 300, entre eles pássaros como trinca ferro, tiziu, pixanxão e canários da terra.

Nesse dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente