Disque Denúncia


Linha Verde leva polícia a constatar maus tratos contra animais e criação irregular de suínos em Paty do Alferes


Ocorrência registrada na 96ª DP

10/05/2021
Linha Verde leva polícia a constatar maus tratos contra animais e criação irregular de suínos em Paty do Alferes

Uma denúncia sobre maus tratos contra animais feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia volta para denunciar crimes contra o meio ambiente – possibilitou policiais militares a identificarem neste domingo (09), um local no município de Paty do Alferes que realizava criação irregular de suínos e onde foi constatado o crime de maus tratos.

Os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Concórdia, que foram averiguar as informações do Linha Verde, explicaram que, assim que chegaram ao endereço denunciado, na Estrada Bernardo Coutinho, no bairro Maravilha, fizeram contato com o responsável pelo local, que autorizou a fiscalização dos agentes. Segundo eles, foi constatado a existência de um burro e um cavalo presos por corda, sem abrigo às intempéries climáticas, oito bezerros e 10 suínos, mas não havia água e alimentação para os mesmos, somente diversas fezes espalhadas ao solo sem nenhum sinal de tratamento. Os policiais da 2ª UPAm então questionaram o proprietário dos animais sobre as licenças pertinentes para a criação dos animais conforme previsto na resolução 52 do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), mas o mesmo informou que não possuía nenhum tipo de licenciamento, que era arrendatário do local e que os animais seriam tratados diariamente. Diante do ocorrido, foi dada ciência de crime ambiental com base nos artigos 32, 60 e 54 da lei 9605/98 e o envolvido foi encaminhado à 96ª DP para o registro de ocorrência.

O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente.