Disque Denúncia


Denúncia do Linha Verde leva polícia a apreender carretéis de linha chilena em Petrópolis


A ocorrência foi registrada na 105ª DP

07/05/2021
Denúncia do Linha Verde leva polícia a apreender carretéis de linha chilena em Petrópolis

Uma denúncia de crime ambiental em Petrópolis feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – levou a polícia a apreender nesta sexta-feira (07) nove carretéis de linha chilena no bairro Quarteirão Brasileiro.

Os policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos, responsáveis pela averiguação das informações do Linha Verde, informaram que o fato ocorreu na Rua Atílio Marotti. Durante as diligências na localidade, perceberam que em uma loja de materiais de construção havia alguns carretéis contendo linhas de pipa para venda. Mais de perto, os policiais da 5ª UPAm identificaram se tratar de linha chilena, quatro vezes mais cortante do que o cerol e que tem a sua venda proibida por lei. O responsável pelo material, quando questionado pelos agentes, afirmou que vendia aquele material e que teria mais alguns carretéis em seu depósito. Diante dos fatos, os militares apreenderam as linhas chilenas e encaminharam, juntamente com o acusado, à 105ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 56 da lei de crimes ambientais juntamente com a lei 8.478/19.

Neste ano de 2021, o programa Linha Verde já recebeu 125 denúncias sobre linha chilena em todo o estado do RJ. Para denunciar qualquer crime ambiental, a população pode ligar para os telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21)2253 1177, utilizar o aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ” ou ainda denunciar pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.