Disque Denúncia


Pássaros da fauna silvestre brasileira são resgatados de cativeiro na Abolição


Os pássaros foram levados para o CETAS

29/04/2021
Pássaros da fauna silvestre brasileira são resgatados de cativeiro na Abolição

Uma denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177) sobre venda de animais silvestres na Abolição, levou policiais militares a resgatarem nesta quinta-feira (29) dois canários da terra e um trinca ferro que eram mantidos em cativeiro.

De acordo com os policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca, responsáveis pela averiguação das informações, ao chegarem à Avenida Dom Hélder Câmara, no endereço denunciado, identificaram a existência de uma loja que comercializava de forma legal, diversos animais exóticos. Durante a fiscalização, no entanto, os agentes da 1ª UPAm encontraram três pássaros da fauna silvestre com a venda restrita a criadores autorizados. Eles questionaram o proprietário do local a respeito das licenças necessárias para mantê-los em cativeiro, mas o mesmo informou que não possuía nenhuma autorização específica para comercializar aquelas três aves. Diante dos fatos, os policiais procederam juntamente com o acusado à 24ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 29 da lei de crimes ambientais, enquanto os pássaros foram transportados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Seropédica, na baixada fluminense, onde após tratamento serão devolvidos ao seu habitat natural.

O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente