Disque Denúncia


Denúncia leva polícia a constatar extração irregular de substância mineral e nivelamento de greide em Angra dos Reis


A ocorrência foi registrada na 166ª DP

27/03/2021
Denúncia leva polícia a constatar extração irregular de substância mineral e nivelamento de greide em Angra dos Reis

Uma denúncia de crime ambiental no bairro Bonfim, em Angra dos Reis, feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – levou policiais militares a constatarem nesta sexta-feira (26) a existência de um local com 500 metros quadrados de área degradada além da extração de 30 metros cúbicos de pedras no final da Rua Pedro Eugênio de Oliveira.

A equipe da 4ª Unidade de Policiamento Ambiental (Juatinga), responsável pela averiguação da denúncia, identificou que na lateral do local denunciado havia indícios de nivelamento de greide e corte de talude, sendo que para essa atividade é obrigatório o licenciamento ambiental de acordo com o decreto 46.890 do Sistema Estadual de Licenciamento Ambiental e demais procedimentos de controle ambiental (SELCA). No terreno, os policiais militares ainda verificaram a extração irregular de pedras, na qual as mesmas eram cortadas e beneficiadas, sendo utilizadas para realizar calçamento do local além do corte de uma árvore de grande porte, aparentemente com uso de motosserra, onde o material lenhoso vinha sendo fracionado em partes menores e acondicionado dentro do terreno, considerado área de preservação permanente e infringindo a lei 12.651 de 2012 que delimita as áreas de preservação. Durante diligências, a equipe da 4ª UPAm não identificou nenhum responsável e tampouco placas contendo as licenças pertinentes para as intervenções ali realizadas, procedendo em seguida à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Em Angra dos Reis, continue denunciando crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, através do telefone 03000 253 1177 (custo de ligação local) ou pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente