Disque Denúncia


Pássaros são encontrados em cativeiro no Engenho Novo após denúncia feita ao Linha Verde


As aves foram levadas ao CETAS onde serão devolvidas ao seu habitat natural

26/03/2021
Pássaros são encontrados em cativeiro no Engenho Novo após denúncia feita ao Linha Verde

Dezenove pássaros da fauna silvestre brasileira foram resgatados de cativeiro nesta sexta-feira (26) no Engenho Novo, na Zona Norte, graças a uma denúncia sobre guarda de animais silvestres feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente.

De acordo com a equipe lotada na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca, a denúncia informava que em uma residência localizada na Rua Propícia, era possível verificar a existência de diversos pássaros engaiolados e armadilhas para captura das aves. Ainda segundo a denúncia, as gaiolas eram colocadas pela manhã e retirada por volta das 16h. Assim que chegaram no local, os policiais da 1ª UPAm foram recebidos na residência denunciada, e em seu interior, constataram 19 gaiolas contendo pássaros silvestres. Como o fato está em desacordo com o artigo 29 da lei de crimes ambientais, os agentes questionaram o suspeito sobre as licenças necessárias e ele informou que as aves seriam de propriedade de seu pai, que não se encontrava no imóvel naquele momento. Diante dos fatos, os policiais se dirigiram à 25ª DP onde a ocorrência foi registrada, enquanto que os 19 pássaros da fauna silvestre brasileira foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) onde serão devolvidos ao seu habitat natural.

Continue denunciando crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, através dos telefones 03000 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ” ou ainda por meio do site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente