Disque Denúncia


Polícia ambiental encontra nove pássaros silvestres em cativeiro com auxílio do Linha Verde


As aves foram encaminhadas ao CETAS para posterior soltura

18/03/2021
Polícia ambiental encontra nove pássaros silvestres em cativeiro com auxílio do Linha Verde

Nove pássaros da fauna silvestre brasileira foram resgatados de cativeiro nesta quarta-feira (17), após uma denúncia sobre guarda de animais silvestres em Nova Iguaçu, na baixada fluminense, feita ao programa Linha Verde (0300 253 1177), do Disque Denúncia.

Policiais lotados na 1ª UPAm, após o recebimento das informações dando conta de que em uma residência localizada na Rua 40, bairro Campo Belo, um homem mantinha aves dentro de gaiolas com objetivo de venda, estiveram no local, onde de fato encontraram quatro canários da terra e cinco coleiros, todos dentro de oito gaiolas. Os agentes então o questionaram sobre a existência de anilhas ou documentações necessárias para mantê-los em cativeiro, mas o proprietário pelos animais informou que não tinha nenhuma licença específica e por ser crime com base no artigo 29 da lei 9605/98, foi conduzido à 56ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Ainda de acordo com a UPAm, todas as aves foram apreendidas e levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) onde após tratamento serão devolvidas ao seu habitat natural.

O Linha Verde solicita a população que continue denunciando crimes ambientais no Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ” ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente