Disque Denúncia


Denúncia do Linha Verde leva polícia a constatar maus tratos contra animais no Itanhagá


A ocorrência foi registrada na 16ª DP

17/03/2021
Denúncia do Linha Verde leva polícia a constatar maus tratos contra animais no Itanhagá

Uma denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre maus tratos contra animais, levou a polícia militar nesta quarta-feira (17) ao Itanhagá, onde verificaram que dois cachorros eram mantidos sem as devidas condições de higiene.

Munidos com as informações do Linha Verde, a equipe da Unidade de Policiamento Ambiental Pedra Branca procedeu à Estrada do Itanhagá, onde após contato com um morador do local denunciado, identificaram uma área com cerca de 300 metros quadrados degradada, contendo diversas geladeiras, ar condicionados, máquinas de lavar roupa, freezer, tudo sucata. Para surpresa dos policiais militares e, comprovando a denúncia do Linha Verde, havia ainda dois cachorros em aparente estado de desnutrição, sem nenhuma condição de higiene, água e alimentação. Quando indagado pela UPAm sobre as condições dos animais, o morador informou que o responsável por eles estaria doente. Diante dos fatos, ele foi encaminhado à 16ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 32da lei de crimes ambientais. Os policiais militares fizeram contato com o chefe veterinário da Prefeitura do Rio a respeito de onde poderiam levar os cães, mas o mesmo informou que a prefeitura não possuía nenhum local para destinação dos mesmos e por isso, ficaria a cargo da delegacia decidir onde acondiciona-los.

Vale frisar que neste ano de 2021, o programa Linha Verde já recebeu mais de 1500 denúncias sobre maus tratos contra animais em todo o Estado, das quais, mais de 800 vieram do município do Rio de Janeiro. Para denunciar qualquer crime ambiental, a população pode ligar para os telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, usar o aplicativo “Disque Denúncia RJ” para celulares ou então, denunciar pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente