Disque Denúncia


Polícia encontra construção irregular as margens de rio em Itaguaí 


A ocorrência foi registrada na 50ª DP

14/03/2021
Polícia encontra construção irregular as margens de rio em Itaguaí 

Na manhã deste domingo (14), com objetivo de averiguar denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177) sobre construção irregular dentro de uma área de preservação, policiais militares da 4ª UPAm procederam ao município de Itaguaí, onde constataram a veracidade da denúncia na Avenida Governador Amaral Peixoto, em Coroa Grande.

De acordo com a equipe da Unidade de Policiamento Ambiental Juatinga, as informações davam conta de que um homem vinha construindo um quiosque de forma irregular, às margens do Rio Itimirim, inclusive realizando extração de árvores e do solo e despejando esgoto diretamente no corpo hídrico. Chegando ao local denunciado, os policiais fizeram contato com o responsável, que estava no interior de seu trailer, não constataram desmatamento recente e o banheiro ali improvisado, tem seu esgoto sendo jogado numa caixa de sumidouro, sem qualquer conexão com o rio Itimirim. Ainda segundo a UPAm, o local escolhido para a construção do trailer e do banheiro encontra-se a menos de 30 metros regulamentados pela lei 12.651/12, na qual se caracteriza uma área de preservação, com solo não edificável. Quando perguntado sobre as autorizações pertinentes para a construção (alvará) e manutenção dentro de uma área de preservação permanente, o mesmo informou não as possuir. Diante dos fatos, ele foi encaminhado à 50ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 64 da lei de crimes ambientais.

O Linha Verde solicita a população que continue a denunciar crimes ambientais no Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ” ou ainda através do site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente