Disque Denúncia


Denúncia sobre comércio de pássaros silvestres e cachorro usado em rinhas leva polícia a resgatar sabiá e coleiros no Cosme Velho


As aves foram levadas ao CETAS onde serão devolvidas ao seu habitat natural

02/03/2021
Denúncia sobre comércio de pássaros silvestres e cachorro usado em rinhas leva polícia a resgatar sabiá e coleiros no Cosme Velho

Nesta terça-feira (02), em cumprimento a ordem de policiamento a fim de verificar denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde (0300 253 1177), do Disque Denúncia sobre comércio de animais silvestres e cachorros utilizados em rinhas, policiais militares conseguiram resgatar três pássaros silvestres de cativeiro no Cosme Velho, bairro da Zona Sul do Rio.

De acordo com informações dos agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental Pedra Branca, que foram checar a denúncia, no imóvel denunciado, que fica na Rua Filinto de Almeida, os policiais, após autorização do morador para que entrassem na residência, identificaram um cachorro da raça pitbull em boas condições sanitárias e sem características de maus tratos e mais três pássaros da fauna silvestre, sendo dois coleiros e um sabiá. Quando informado pelos agentes que de acordo com o artigo 29 da lei de crimes ambientais, as aves só poderiam estar presas se o mesmo tivesse licenças específicas e anilhas de identificação junto ao IBAMA, o proprietário dos animais afirmou que não possuía as tais autorizações e por esse motivo foi encaminhado à 9ª DP, onde o a ocorrência foi registrada. Cabe frisar que os pássaros foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Seropédica, onde após tratamento, serão devolvidos ao seu habitat natural.

O Linha Verde solicita a população que continue a denunciar crimes contra o meio ambiente através dos telefones (21) 2253 1177 e 0300 253 1177 (custo de ligação local), pelo aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ” ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente