Disque Denúncia


Pássaros silvestres são resgatados de cativeiro em Itaperuna depois de denúncias feitas ao Linha Verde


Eles foram encaminhados à 143ª DP, onde a ocorrência foi registrada

22/02/2021
Pássaros silvestres são resgatados de cativeiro em Itaperuna depois de denúncias feitas ao Linha Verde

Uma denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre animais silvestres em cativeiro, levou policiais militares a resgatarem, nesta segunda-feira (22) 13 pássaros da fauna silvestre em cativeiro no município de Itaperuna, no Noroeste Fluminense.

Seguindo as informações da denúncia, os agentes procederam ao bairro São Mateus, onde em uma residência localizada na Rua José de Assis Almeida, fizeram contato com a moradora a fim de realizarem a fiscalização no interior do imóvel. Os policiais então constataram a veracidade da denúncia, ao observarem a existência de 12 canários da terra e um coleiro, dentro de 12 gaiolas, todos sem anilha de identificação junto ao IBAMA e com características de animais recém capturados. Questionada sobre as autorizações necessárias para mantê-los em cativeiro, a moradora informou que os animais pertenciam ao seu companheiro, que não se encontrava na residência e ela desconhecia a necessidade de uma licença específica. Diante dos fatos e com base no artigo 29 da lei de crimes ambientais, os agentes procederam à 143ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

O Linha Verde solicita a população que continue denunciando crimes ambientais no Estado do RJ através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177 ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente