Disque Denúncia


Denúncia leva equipe da 5ª UPAm a flagrar terraplanagem, abertura de estrada e desmatamento no Vale das Videiras, em Petrópolis


Na delegacia, o responsável não apresentou as licenças pertinentes

01/02/2021
Denúncia leva equipe da 5ª UPAm a flagrar terraplanagem, abertura de estrada e desmatamento no Vale das Videiras, em Petrópolis

Seguindo as diretrizes do Comando de Polícia Ambiental a fim de averiguar denúncias de desmatamento e movimentação do solo encaminhadas pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), policiais militares da 5ª UPAm identificaram na tarde desta segunda-feira (01), a terraplanagem, em uma área degradada de mil metros quadrados no Vale das Videiras, em Petrópolis, na região serrana.

Segundo a equipe da Unidade de Policiamento Ambiental Três Picos, responsáveis pela averiguação da denúncia, o ilícito vinha ocorrendo na Rua Vinte e Quatro, nas imediações da Estrada da Prata. Chegando ao local, os policiais foram recebidos por um homem que operava uma máquina retroescavadeira, realizando movimentação do solo para nivelamento de greide e abertura de uma estrada. Quando questionado se havia autorização dos órgãos competentes para aquela atividade, o homem informou que seu patrão poderia informar com melhor precisão. Foi então feito contato telefônico com o dono do terreno que encaminhou via aplicativo de mensagens aos policiais, uma foto com o protocolo de solicitação de licença. Como os policiais da 5ª UPAm constataram a irregularidade, procederam para a 106ª DP para o registro da ocorrência. Na delegacia, o responsável pelo terreno e maquinário também não apresentou nenhuma licença ou autorização e a ocorrência acabou registrada com base no artigo 60 da lei de crimes ambientais.

Desde o início do ano, o programa Linha Verde já recebeu 54 denúncias sobre crimes ambientais na cidade de Petrópolis. Para denunciar, a população pode ligar para o número 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou utilizar o aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ” onde é possível enviar fotos e vídeos. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente