Disque Denúncia


Policiais militares da 5ª UPAm identificam desmatamento dentro de área de preservação com auxílio do Linha Verde


A ocorrência foi registrada na 151ª DP

27/01/2021
Policiais militares da 5ª UPAm identificam desmatamento dentro de área de preservação com auxílio do Linha Verde

Uma denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre loteamento e desmatamento, levou policiais militares da 5ª UPAm a identificarem nesta terça-feira (26) uma área com degradação ambiental de 5 mil metros quadrados na Estrada Mury x Lumiar, em Galdinópolis, Nova Friburgo.

Em cumprimento a ordem de policiamento a fim de averiguar as informações, a equipe da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos, esteve no local denunciado onde observaram desmatamento em uma área de mil metros quadrados com destruição de parte da vegetação secundária que já estava em estágio inicial e médio de regeneração do bioma mata atlântica. Durante diligências no interior da propriedade, os agentes ainda identificaram mais 3 mil metros quadrados decorrentes de desmatamento e em um ponto mais alto do terreno, foi possível identificar mais mil metros quadrados de degradação, com o corte de árvores de pequeno e médio porte a menos de 30 metros de distância de um curso de água natural, o que configura uma área de preservação permanente de acordo com o código florestal brasileiro. Ainda sendo a equipe da UPAm, a propriedade está inserida no interior da APA Macaé de Cima e não foi possível encontrar nenhuma placa informativa com a atividade ali realizada e tampouco o responsável pelo ilícito. Diante dos fatos e com base nos artigos 38 e 40 da lei de crimes ambientais além do artigo 4º do Código Florestal, os policiais procederam à 151ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

O Linha Verde solicita a população que continue denunciando crimes ambientais na Região Serrana através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, enviando fotos e vídeos, sempre com a garantia do anonimato.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente