Disque Denúncia


Polícia flagra desmatamento em unidade de conservação após denúncia do Linha Verde


O responsável apresentou apenas uma autorização para limpeza do terreno

15/01/2021
Polícia flagra desmatamento em unidade de conservação após denúncia do Linha Verde

Nesta sexta-feira (15), após terem recebido informações encaminhadas pelo programa Linha Verde (0300 253 1177), do Disque Denúncia a respeito de desmatamento no interior de uma área de preservação permanente em Teresópolis, onde pessoas utilizavam motosserras, policiais ambientais lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos detiveram um homem por crime ambiental e o encaminharam à delegacia.

De acordo com os agentes, a denúncia os levou à Rua Frei Agostinho Jesus, no bairro Cascatas dos Amores, onde no local verificaram uma área degradada com mil metros quadrados em área de APP, dentro de uma unidade de conservação. Os policiais questionaram o responsável pelo terreno sobre as licenças necessárias para aquelas intervenções e o mesmo informou que possuía as autorizações, mas não conseguiria apresentar naquele momento, motivo pelo qual foi encaminhado à 110ª DP. Na delegacia, ele apresentou um protocolo de limpeza do terreno, o que estaria em desacordo com a atividade ali realizada. Por esse motivo, os policiais da distrital registraram a ocorrência com base no artigo 40 da lei de crimes ambientais, combinado com o artigo 4º do código florestal.

Vale reforçar que crimes contra o meio ambiente podem ser denunciados ao Linha Verde, através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente