Disque Denúncia


Polícia apreende armas de fogo em bairro de Petrópolis após denúncia de crime ambiental encaminhada pelo Linha Verde


O fato ocorreu nesta segunda-feira 

16/11/2020
Polícia apreende armas de fogo em bairro de Petrópolis após denúncia de crime ambiental encaminhada pelo Linha Verde

A partir de uma denúncia feita ao programa Linha Verde (0300 253 1177) sobre desmatamento em Secretário, Petrópolis, na região serrana, policiais conseguiram apreender nesta segunda-feira (16), materiais utilizados para caça ilegal de animais, como dois rifles, dois trabucos, dois cartuchos de calibres não identificados e 50 munições de calibre 22.

De acordo com os policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental dos Três Picos, responsáveis pela averiguação das informações enviadas pelo Linha Verde, a equipe procedeu à Estrada Avelar, onde na propriedade denunciada, foi possível constatar uma movimentação de terra referente a abertura de arruamento realizada por trator de esteira. Os agentes da 5ª UPAm questionaram um funcionário que trabalhava no local acerca das autorizações ambientais, mas o mesmo informou não saber, visto que o responsável pela fazenda encontrava-se em viagem ao exterior. Ainda durante fiscalização no local, os agentes observaram diversos apetrechos utilizados para caça no interior de uma garagem e quando perguntaram-no se havia mais algum armamento em sua residência, novamente o homem informou que sim, mas que não tinha as licenças específicas para o porte. Diante dos fatos, os policiais procederam com o acusado à 106ª DP onde o delegado acabou registrando apenas a ocorrência referente à movimentação de terra, conforme o artigo 60 da lei de crimes ambientais, orientando os policiais ambientais para procederem à 105ª DP para o registro da ocorrência sobre a apreensão das armas. Desta forma, a equipe se deslocou até à delegacia do Retiro, onde o acusado permaneceu acautelado naquela distrital.

Vale frisar que a população pode continuar denunciando crimes ambientais em Petrópolis através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente