Disque Denúncia


Araras canindé são resgatadas de cativeiro após denúncia do Linha Verde encaminhada à DPMA


O responsável pelos animais informou que pagou R$ 1 mil por cada arara

22/10/2020
Araras canindé são resgatadas de cativeiro após denúncia do Linha Verde encaminhada à DPMA

Policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), em verificação à uma denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde (0300 253 1177) do Disque Denúncia, procederam nesta quinta-feira (22) ao bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste, onde flagraram um homem que mantinha três araras da espécie Canindé em cativeiro, sem as devidas licenças.

De acordo com a especializada, os animais estavam no interior de um pequeno viveiro em uma residência na Rua Marquês dos Santos. Como o proprietário não possuía as autorizações competentes, configurando crime ambiental de acordo com o artigo 29 da lei 9605/98, ele foi encaminhado à DPMA onde responderá criminalmente pelo crime.As araras canindé, foram resgatadas pelos agentes e encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) onde após tratamento serão devolvidas ao seu habitat natural.

A DPMA prossegue com as investigações a fim de identificar o vendedor dos animais, que, segundo o homem que acabou detido, foram adquiridas pela internet, pelo preço de mil reais cada um. Vale ressaltar que a criação em cativeiro e a comercialização de animais silvestres depende, sempre, de autorização prévia dos órgãos ambientais competentes.

A população pode contribuir com o trabalho da polícia, denunciando crimes ambientais ao Linha Verde, através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente