Disque Denúncia


Pássaros silvestres são resgatados de cativeiro em Nova Friburgo


As aves foram encaminhadas à APA Macaé de Cima

20/10/2020
Pássaros silvestres são resgatados de cativeiro em Nova Friburgo

Uma denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177) sobre pássaros silvestres em cativeiro, levou policiais militares da 5ª UPAm a resgatarem, nesta segunda-feira (19) seis pássaros da fauna silvestre brasileira, em Nova Friburgo, na Região Serrana.

De acordo com a denúncia, na Rua Joaquim da Rosa Pinheiro, no bairro Jardim Califórnia, havia uma residência onde o proprietário mantinha diversos pássaros engaiolados, mas sem nenhuma autorização. De posse das informações, a equipe da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos procedeu ao local, onde identificaram um coleiro, um tizil, um azulão, um sabiaúna, um sabiá laranjeira e um trinca ferro, cada um em uma gaiola. O dono dos animais, ao ser questionado sobre as licenças necessárias, informou não as possuir e por ser crime com base no artigo 29 da lei de crimes ambientais, os policiais procederam à 151ª DP para o registro de ocorrência, enquanto as aves foram encaminhadas à APA Macaé de Cima.

Vale frisar que a população pode denunciar guarda e comércio de animais silvestres ao Linha Verde, pelo telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente