Disque Denúncia


Denúncia do Linha Verde leva polícia a encontrar construção irregular em unidade de conservação no município de Paraty


Mesmo com um embargo do ICMBIO, pessoas continuavam desmatando e cosntruindo irregularmente no local

14/09/2020
Denúncia do Linha Verde leva polícia a encontrar construção irregular em unidade de conservação no município de Paraty

Neste domingo, através de uma denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177) policiais ambientais retornaram ao município de Paraty, no sul fluminense, onde a informação da denúncia dava conta de que mesmo com um embargo do ICMBIO (Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade), pessoas continuavam desmatando e construindo irregularmente uma estrada com cerca de 500 metros de comprimento nas proximidades da Estrada do Sertão, no bairro de São Gonçalo.

De acordo com os agentes da Unidade de Policiamento Ambiental da Juatinga, como na denúncia havia a sinalização do possível autor do desmatamento e de uma construção irregular, a equipe precisou realizar diligências por trilhas no interior da mata, inclusive na localidade conhecida como Chapéu do Sol, onde após três horas de caminhada mata adentro, se deparou com um rancho abandonado que parecia um abrigo para caçadores da região. Como o homem não foi localizado, os policiais militares retornaram ao local contido na denúncia e no final de um acesso aberto por máquinas retroescavadeiras, identificaram a construção de uma casa já em fase de telhamento e em seu interior, materiais como cimento, areia e tijolo. Ao lado da construção, havia tubulações e um sumidouro de concreto tendo como tampa uma laje pré moldada. Tudo isso nos limites do Parque Nacional da Serra da Bocaína, em uma área também desmatada, cuja degradação media cerca de 50 metros quadrados. Com base no artigo 64 da lei de crimes ambientais, a equipe procedeu à Delegacia de Polícia Federal em Angra dos Reis, onde a ocorrência foi registrada.

Vale salientar que a população pode denunciar qualquer crime ambiental no Estado do Rio ao Linha Verde, através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente