Disque Denúncia


Polícia flagra desmatamento no Loteamento Samambaia, em Petrópolis, após denúncia do Linha Verde


A ocorrência foi registrada na 105ª DP

10/05/2020
Polícia flagra desmatamento no Loteamento Samambaia, em Petrópolis, após denúncia do Linha Verde

Na tarde deste domingo (10), após terem recebido denúncia de crime ambiental encaminhada pelo Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente (0300 253 1177), policiais militares procederam ao Loteamento Samambaia, em Petrópolis, na região serrana, onde flagraram, o corte de diversas árvores em uma área de aproximadamente mil metros quadrados.

Segundo os agentes, a denúncia informava que nas proximidades da Rua Doutor Carlos Tyll, havia uma área de mata que vinha sendo desmatada, inclusive com o auxílio de motosserras. De posse dessas informações, a equipe procedeu ao local onde observaram diversas árvores de grande e médio porte com características nativas tombadas ao solo, constatando assim o desmatamento citado na denúncia do Linha Verde. Durante a fiscalização, os policiais questionaram um homem com uma motosserra realizando a atividade e ele informou que realizava o corte a pedido da proprietária, mas quando a mesma foi perguntada sobre a licença para porte e uso de motosserra informou ter autorização, mas no momento da fiscalização, não apresentou o documento aos agentes.

Diante dos fatos e com base no artigo 38 da lei de crimes ambientais (9605/98) a equipe procedeu à 105ª DP (Retiro), onde a ocorrência foi registrada.

Vale frisar que no município de Petrópolis, a população pode denunciar qualquer crime contra o meio ambiente através do Linha Verde, no telefone 0300 253 1177(custo de ligação local) ou ainda utilizando o aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente