Disque Denúncia


Comissão da Alerj fará petição pela volta do financiamento público do Disque Denúncia


Há quatro anos, o programa trabalha com recursos da iniciativa privada

01/10/2019
Comissão da Alerj fará petição pela volta do financiamento público do Disque Denúncia

A Comissão Especial pelo Cumprimento das Leis da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), conhecida como Cumpra-se, fará uma petição para que o governo volte a repassar verbas para o programa Disque Denúncia, que atua há quatro anos com recursos da iniciativa privada. 


A medida foi anunciada ontem (30/09) pelo presidente da comissão, deputado Carlos Minc (PSB), durante audiência pública.


“O objetivo desse documento é que o governo volte a repassar esses recursos. Graças ao programa, centenas de crimes foram desvendados e criminosos, presos. Muitas vezes, sem haver sequer um tiro disparado”

Carlos Minc

 


De acordo com Zeca Borges, coordenador do programa criado pelo Instituto MovRio, atualmente o Disque Denúncia conta com um orçamento de R$ 3,6 milhões anuais sendo que, o ideal, seria que o valor fosse dividido igualmente entre Poder Público e iniciativa privada. 


“Nós precisamos atualizar nosso equipamento de informática, que já tem dez anos. Nós temos um serviço que é importante para o estado e estamos correndo um risco técnico”

Zeca Borges 

 


O Ministério Público esteve presente na audiência, pontuando a importância do programa. Desde 2003, o órgão utilizou quase dois milhões de denúncias feitas ao Disque Denúncia, a maior parte delas relacionada ao tráfico de drogas e à posse ilegal de armas.