Disque Denúncia


Campanha “Disque Balão 2019”, lançada pelo Linha Verde, se encerrou neste domingo


Mesmo com o fim da campanha, a população pode continuar denunciando locais de fabricação, comercialização e soltura de balões

18/09/2019
Campanha “Disque Balão 2019”, lançada pelo Linha Verde, se encerrou neste domingo

Neste domingo (15/09) chegou ao fim mais uma edição da Campanha “Disque Balão”, que é uma iniciativa do Disque-Denúncia do Rio, através do programa Linha Verde (0300 253 1177), canal específico para denúncias sobre crimes ambientais.

Desde o início do ano, foram cadastradas 134 denúncias envolvendo locais de confecção, comercialização, soltura de balões e grupos de baloeiros e, com o auxílio dessas denúncias, a polícia ambiental teve êxito na apreensão de 36 balões e mais de 500 materiais usados em sua confecçãoNo ano passado, o Linha Verde registrou 137 denúncias sobre esses assuntos.

A campanha é sazonal, ocorre todos os anos entre o mês de Abril e Setembro, época em que a prática de soltura de balões aumenta. Mesmo a campanha tendo sido finalizada, a população pode continuar denunciando qualquer atividade que envolva fabricação, comercialização e soltura de balões, além de grupos de baloeiros, pelos telefones 2253 1177 (capital) ou 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local).

Só para reforçar como a prática de soltar balões é perigosa, nos meses de Janeiro e Agosto, balões caíram nos cabos do Bondinho do Pão de Açúcar e diversos foram os casos em que queimadas nas matas tiveram início após queda de balões.

O município do Rio de Janeiro se destacou 84 denúncias, seguido por São Gonçalo (11), Maricá (8) e Petrópolis (6) e, se separarmos apenas a cidade do Rio de Janeiro, os bairros com maior incidência de denúncias foram Méier, Jacarepaguá, Realengo, Campo Grande, Bento Ribeiro e Ilha do Governador.

Para que continue sendo uma campanha de sucesso, é cada vez mais importante a ajuda irrestrita da população, pois através das denúncias ao Linha Verde, as forças policiais tendem a obter mais sucesso em suas operações.

De acordo com Zeca Borges, coordenador do Disque Denúncia, a Polícia Militar, através do Comando de Polícia Ambiental, vem sendo uma grande parceira do Linha Verde:

“O Comando de Polícia Ambiental vem realizando um trabalho de extrema relevância na repressão aos grupos de baloeiros e na prática de soltar balões. Isso mostra a importância da denúncia anônima e quanto a população vem ajudando com essas informações. Por trás de um grande resultado positivo do Linha Verde, sempre há uma ação de sucesso por parte da polícia ambiental” afirmou Zeca.

Vale frisar que a campanha Disque-Balão foi criada no ano de 1999 com o objetivo de estimular a população a denunciar locais de comercialização de balões, prevenir e reprimir a ação de baloeiros e a realização de festivais. A campanha serve principalmente para sensibilizar a população para os riscos que os balões geram para a conservação e preservação dos recursos ambientais e para a segurança humana. Cabe ressaltar que a prática de soltar balões é crime (artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98). A pena para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões que possam provocar incêndios é de 1 a 3 anos de detenção ou multa, ou ainda ambas as penas cumulativamente.

 O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones  0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato.

A população pode também conhecer e curtir o Linha Verde no facebook, através do endereço – www.facebook.com/linhaverdedd

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente.