Disque Denúncia


Policiais ambientais resgatam pássaros silvestres de cativeiro em Mangaratiba


A denúncia que levou aos policiais ao local foi feita através do aplicativo "Disque Denúncia RJ"

19/08/2019
Policiais ambientais resgatam pássaros silvestres de cativeiro em Mangaratiba

Neste sábado (17), policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental da Juatinga resgataram seis pássaros da fauna silvestres de cativeiro em Mangaratiba, na Costa Verde. Segundo os agentes, o resgate dos animais só foi possível por conta de uma denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177) através do aplicativo “Disque Denúncia RJ” para celulares.

Na Rua Projetada B, os agentes chegaram na residência denunciada, sendo recebidos pela esposa do acusado. Durante a fiscalização, os policiais da 4ª UPAm, identificaram cinco pássaros no local, sendo que apenas um possuía as licenças ambientais pertinentes. O responsável pela residência, ao chegar no imóvel, informou aos policiais que os três coleiros e um trinca ferro, não possuíam a documentação necessária.

Já na Estrada do Batatal, os policiais ambientais avistaram dois coleiros acondicionados em gaiolas, próximas à alçapões armados pendurados em uma cerca. Como não foi possível identificar o proprietário dos animais, recolheram as aves e encaminharam junto com os pássaros apreendidos anteriormente ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde após tratamento serão devolvidos ao seu habitat natural. As duas ocorrências foram registradas na 165ª DP, de acordo com o artigo 29 da lei de crimes ambientais.

Vale reforçar que crimes ambientais na região sul fluminense podem ser denunciados ao Linha Verde, através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, onde é possível enviar fotos e vídeos, sempre com a garantia do anonimato.

Linha Verde, o Disque Denúncia do Meio Ambiente