Disque Denúncia


Linha Verde divulga neste Dia Mundial do Meio Ambiente, levantamento sobre denúncias de crimes ambientais


Em 2019, o programa já cadastrou mais de 5 mil informações sobre crimes contra o meio ambiente

05/06/2019
Linha Verde divulga neste Dia Mundial do Meio Ambiente, levantamento sobre denúncias de crimes ambientais

Por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste dia 5 de Junho além da preocupação com o que estamos fazendo em prol do Meio Ambiente, o Linha Verde (0300 253 1177), programa do Disque Denúncia do RJ, específico para denunciar crimes ambientais realizou um pequeno levantamento de dados a respeito dos diversos ilícitos cometidos no Estado do Rio de Janeiro denunciados ao programa.

Desde o dia 1º de Janeiro de 2019, o Linha Verde já cadastrou mais de 5.183 informações sobre os crimes ambientais, 2.222 a mais do que o mesmo período do ano passado. Quase 50% de todas as informações recebidas em 2019 diz respeito ao crime de maus tratos contra animais (2596), mas ainda destacam-se os crimes de extração irregular de árvores (468), desmatamento florestal (400) além de guarda e comércio de animais silvestres (353). Como nessa época do ano há uma maior incidência de balões, até por conta das festas juninas, vale sempre solicitar a população que no caso de souber de pessoas confeccionando, armazenando balões ou locais onde há soltura desses balões, denuncie essa atividade, já denunciada 65 vezes desde o início do ano.

Analisando os dados mais a fundo, montando um “top ten” territorial dessas informações, os municípios que mais denúncias fizeram ao Linha Verde foram: 1) Rio de Janeiro; 2) São Gonçalo; 3) Duque de Caxias; 4) Nova Iguaçu; 5) Niterói; 6) Maricá; 7) Petrópolis;  8) São João de Meriti;  9) Angra dos Reis; 10) Magé.

Se levarmos em consideração que a maior parte das denúncias vem da capital, os bairros da zona oeste (Campo Grande, Jacarepaguá, Taquara e Guaratiba) são os que mais se destacam.

Com as informações que o Linha Verde recebe, tanto o Comando de Polícia Ambiental quanto a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente já conseguiram coibir diversos crimes, auxiliando na preservação do Meio Ambiente no Estado do RJ. Pássaros silvestres foram resgatados de cativeiro, balões foram apreendidos, evitando queimadas em florestas, diversas armas usadas em caça de animais foram encontradas e construções irregulares foram localizadas e paralisadas graças a uma simples ligação para os telefones 2253 1177 (capital) ou 0300 253 1177 (custo de ligação local). Vale frisar que as denúncias podem ser feitas também pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ” para celulares, onde é possível enviar fotos e vídeos.

Nesse dia 5 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Linha Verde reforça a importância da preservação e continua solicitando que a população se conscientize e denuncie os crimes ambientais com a garantia do anonimato.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente !