Disque Denúncia


Polícia resgata pássaros silvestres de cativeiro em São Gonçalo


Os pássaros foram transportados ao CETAS onde após tratamento serão devolvidos ao seu habitat natural.

13/03/2019
Polícia resgata pássaros silvestres de cativeiro em São Gonçalo

Doze pássaros da fauna silvestre foram resgatados de cativeiro em uma residência localizada em São Gonçalo, nesta terça-feira (12) após policiais militares lotados na 6ª UPAm (Serra da Tiririca) terem recebido informações encaminhadas pelo Linha Verde (0300 253 1177) sobre guarda ilegal de animais silvestres.

Quando em cumprimento a ordem de policiamento, a equipe se dirigiu à Rua Maurício de Abreu, no bairro de Neves, onde na residência denunciada, os policiais avistaram o suspeito de ser o responsável pelos animais saindo pelo portão. Após o questionarem sobre as informações contidas na denúncia, os policiais da UPAm realizaram uma fiscalização no interior do imóvel onde encontraram quatro tico ticos, dois galinhos da serra, dois canários da terra, um melro, um tiziu, uma cigarra, um sanhaçu dentro de gaiolas. Como o responsável pelas aves não apresentou nenhuma licença específica para mantê-los em cativeiro, procederam à 73ª DP, onde a ocorrência foi registrada de acordo com o artigo 29 da lei de crimes ambientais. Os pássaros, segundo os agentes, foram transportados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) onde após tratamento serão devolvidos ao seu habitat natural.

O Linha Verde solicita a população que continue denunciando crimes ambientais através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda utilizando o aplicativo “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.