Ver todas as notícias

1_2_2019__1_9e635758-0458-42b0-8520-c483620caa09.jpg - uploaded/imgs/noticias/1_2_2019__1_9e635758-0458-42b0-8520-c483620caa09.jpg - MPRJ e Disque-Denúncia firmam acordo de cooperação para o compartilhamento de informações


MPRJ e Disque-Denúncia firmam acordo de cooperação para o compartilhamento de informações

1/2/2019



O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, recebeu nesta quinta-feira (31/01) o coordenador do Disque-Denúncia, Zeca Borges, para a assinatura de um acordo de cooperação que permitirá o compartilhamento de dados entre a central de atendimento, especializada em atender quem presencia ações criminosas, e a plataforma digital ‘MP em Mapas’, responsável por reunir e consolidar, através da utilização de inteligência artificial, dados relativos às diferentes áreas de atuação no Estado do Rio.


“Essa é uma conquista muito importante para o ‘MP em Mapas’, porque nos trará uma dimensão diferente dentro dos dados que trabalhamos na plataforma. As informações repassadas pelo Disque-Denúncia, com quem já temos uma parceria assinada desde 2011 para fornecimento de dados relativos a pessoas desaparecidas, serão bastante úteis para a atuação dos membros do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, em especial em seu trabalho investigativo”, destacou o promotor de Justiça Pedro Mourão, coordenador de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento (CADG), responsável pelo ‘MP em Mapas’, e que esteve presente à assinatura do acordo ao lado da coordenadora de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), promotora de Justiça Elisa Fraga.


De acordo com o termo cooperativo, que tem duração de cinco anos, o MPRJ terá acesso aos dados e informações gerados pela central de atendimento, respeitando-se os limites impostos pelo Disque-Denúncia e podendo utilizá-los em suas atividades de pesquisa e diagnósticos, bem como em sua atividade-fim. Já o Instituto Mov Rio, responsável pelo Disque-Denúncia, poderá acessar as informações constantes do ‘MP em Mapas’, sendo autorizado a utilizar e divulgar os dados e informações da ferramenta em suas atividades.


Para o coordenador do Disque-Denúncia, Zeca Borges, a parceria vai auxiliar o trabalho de ambas as instituições. “Nós temos uma história de compartilhamento de dados com o MPRJ desde o acordo celebrado com o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID), há oito anos. E ainda temos muitos projetos a realizar, que serão úteis para as duas partes. Esperamos, com essa parceria, trazer uma inovação para a questão da segurança em nosso Estado. Com a união de informação e inteligência, o trabalho se torna cada vez mais eficiente”, destacou.



Ver todas as notícias

© 2015 Disque Denúncia Rio todos os direitos reservados. Criação e desenvolvimento por ASCOM DD Rio.

O Disque Denúncia é uma parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública com a sociedade civil do Rio de Janeiro.