Disque Denúncia


Obras em conjunto habitacional em Pedro do Rio são paralisadas após informações do Linha Verde sobre crimes ambientais


O conjunto habitacional estava dentro de uma área de APP

15/01/2019
Obras em conjunto habitacional em Pedro do Rio são paralisadas após informações do Linha Verde sobre crimes ambientais

Nesta segunda-feira (14), policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos procederam ao município de Petrópolis, na Região Serrana, com o objetivo de verificar denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde (0300 253 1177) do Disque Denúncia do Rio, sobre desmatamento, parcelamento de solo e abertura de rua no distrito de Pedro do Rio.

Chegando ao endereço denunciado, na Rua Projetada A, os policiais da 5ª UPAm constataram que no local será construído um conjunto habitacional em um terreno de aproximadamente 10 mil metros quadrados dentro de uma área de proteção permanente. Por conta da inclinação maior do que 45º, foi feito um arruamento de um quilômetro onde foi necessária a extração de recursos naturais do tipo barro. Os agentes também observaram que já havia um calçamento intertravado e, em contato com o procurador do empreendimento que foi questionado sobre as licenças ambientais para a atividade, foram informados que o mesmo não as possuía naquele momento e tampouco foi apresentada as autorizações pertinentes. Após a perícia no terreno, a ocorrência foi registrada na 106ª DP (Itaipava), com base nos artigos 38 e 55 da lei de crimes ambientais.

Em Petrópolis, a população pode denunciar qualquer crime ambiental ao Linha Verde, através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ” onde é possível anexar fotos e vídeos. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

Linha Verde, o Disque Denúncia do Meio Ambiente.