Disque Denúncia


Denúncia do Linha Verde faz polícia resgatar pássaros utilizados em torneio de canto em Sapucaia


Os agentes receberam informações do Linha Verde informando o local correto e horário em que o torneio seria realizado

14/01/2019
Denúncia do Linha Verde faz polícia resgatar pássaros utilizados em torneio de canto em Sapucaia

Vinte e cinco pássaros da fauna silvestre que participavam de um torneio de canto foram resgatados neste sábado (12) em Sapucaia, após denúncias do Linha Verde (0300 253 1177), programa do Disque Denúncia do Rio voltado para crimes ambientais, terem sido encaminhadas à policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual dos Três Picos.

De acordo com os militares da 5ª UPAm, a denúncia informava o local correto e horário em que o torneiro seria realizado e de posse dessas informações, a equipe se dirigiu à rua Antônio Alves Carvalho e no interior do Ginásio Poliesportivo de Anta, onde foram identificadas diversas gaiolas de madeira penduradas. O organizador do torneio apresentou algumas documentações aos policiais, mas após minuciosa fiscalização, foram encontrados 25 coleiros abandonados dentro de gaiolas e sem qualquer registro. Diante dos fatos os agentes da 5ª UPAm procederam à 109ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 29 da lei de crimes ambientais, enquanto as aves silvestres foram levadas ao Comando de Polícia Ambiental e serão encaminhadas posteriormente ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Seropédica, na baixada fluminense.

Em toda a região serrana, a população pode denunciar qualquer crime ambiental ao Linha Verde, através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou pelo aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, onde é possível enviar fotos e vídeos. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.