Disque Denúncia


Linha Verde divulga balanço de denúncias sobre Meio Ambiente no ano de 2018


Se comparados aos números de 2017, houve um aumento de 28%

07/01/2019
Linha Verde divulga balanço de denúncias sobre Meio Ambiente no ano de 2018

O Linha Verde, programa do Disque Denúncia do Rio de Janeiro exclusivo para recebimento de informações sobre crimes ambientais, recebeu, em 2018, 8.773 denúncias sobre ilícitos cometidos contra o Meio Ambiente em todo o Estado do RJ, um aumento de 28% se comparado aos números obtidos pelo próprio Linha Verde em 2017. Somente no mês de Outubro, foram contabilizadas 942 denúncias sobre esses temas.

Com essas informações que são repassadas pela população de forma anônima, o Linha Verde continua auxiliando a polícia no trabalho à esses ilícitos, prova disso é a expressiva quantidade de resultados positivos/crimes encontrados após essas denúncias recebidas através dos telefones 2253 1177 (capital) ou 0300 253 1177(interior, custo de ligação local). Foram mais de 254 pássaros da fauna silvestre resgatados de cativeiro, diversos locais onde havia construções irregulares e desmatamento encontrados e os crimes coibidos. Com 193 denúncias, o Linha Verde conseguiu auxiliar a polícia, que em 2018 apreendeu cerca de 220 balões. Tudo isso tem sido possível devido à conscientização ambiental por parte da população, que tem utilizado e acreditado cada vez mais o Linha Verde.

Vale salientar que o Linha Verde recebe denúncias sobre queimadas, maus tratos contra animais, caça e guarda de animais silvestres, fabricação e comercialização de cerol, linha chilena e balões, poluição das águas e do solo, extração irregular de árvores, extração mineral, desmatamento florestal, pesca irregular, construção irregular, desvio de curso, comércio ilegal de água, captação clandestina de água, despejo de esgoto clandestino, desperdício de água, rinhas de galo, carvoarias clandestinas, loteamento irregular, contaminação do solo e lixo acumulado,

Fazendo uma análise sobre os tipos de assuntos denunciados ao Linha Verde, é possível constatar que “maus tratos contra animais”, “guarda e comércio de animais silvestres”, “extração irregular de árvores” e “desmatamento florestal” e “poluição do ar” foram os mais recorrentes, chegando a um total de 6.465 das quase 9 mil denúncias.

No que se refere à distribuição territorial dessas quase 9 mil denúncias, o Linha Verde também constatou que a população do município do Rio de Janeiro foi a que mais denúncias fez, seguidos por municípios da Baixada Fluminense e da região metropolitana. Em se tratando da Região Serrana, Petrópolis lidera a lista de denúncias feitas, sendo o 7º colocado e Nova Friburgo, o 16º.

Na Região dos Lagos, a maior parte das informações sobre meio ambiente veio de Saquarema (15º) e Cabo Frio (21º), enquanto que na Região Norte/Noroeste Fluminense, Campos dos Goytacazes (19º) se destacou.

Já na Região Sul Fluminense e Costa Verde, o município de Angra dos Reis contribuiu com 137 informações sobre crimes ambientais, sendo o 11º no ranking das cidades onde houve uma maior conscientização sobre esse tema.

Somente na cidade do RJ, os crimes ambientais denunciados foram, em grande parte, relacionados aos bairros da Zona Oeste. Vale ressaltar que o Linha Verde também recebeu e cadastrou denúncias relativas aos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

Outra constatação interessante se refere a quantidade de informações que vieram pelo aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”, onde a população pode denunciar os crimes ambientais enviando fotos e vídeos, também com a garantia do anonimato. Por esse APP, foram cadastradas pouco mais de 2 mil denúncias, muitas delas com resultado significativo por parte dos órgãos policiais parceiros do Linha Verde, principalmente o Comando de Polícia Ambiental, que através das Unidades de Policiamento Ambiental (Pedra Branca, Móvel, Desengano, Juatinga, Três Picos, Serra da Tiririca, Marítimo e Fluvial, Costa do Sol e Serra da Concórdia) tem contribuído de forma grandiosa para verificar a veracidade das denúncias encaminhadas pela população ao Linha Verde. Somente no mês de Julho, o aplicativo contabilizou 231 informações recebidas sobre crimes contra o meio ambiente.

O Linha Verde solicita a população que continue denunciando ilícitos ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253 1177 (capital), ou através de seu aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”, onde usuários com sistema operacional Android ou IOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, também com a garantia do anonimato. A população pode também conhecer e curtir o Linha Verde no facebook, através do endereço: www.facebook.com/linhaverdedd.

Linha Verde, o Disque Denúncia do Meio Ambiente.