Disque Denúncia


Disque Denúncia promove palestra sobre violência à mulher


Evento capacita pessoal para o atendimento à violência doméstica

 

03/12/2018
Disque Denúncia promove palestra sobre violência à mulher

Na busca de envolver a equipe de colaboradores do Disque Denúncia na questão da violência às mulheres, foi promovida uma palestra com Marisa Chaves, Membro da Comissão Especial de Segurança da Mulher CRM-SSA/UFRJ e Mestre em Serviço Social pela UFRJ.  O evento contou com a presença de todos os colaboradores do Disque Denúncia, com destaque para os profissionais do setor de  atendimento,  que recebem as ligações e precisam filtrar as denúncias de forma assertiva. Na palestra, foram compartilhadas informações sobre a Lei Maria da Penha, os movimentos na política pública sobre o assunto e a lei dos direitos humanos, entre outros assuntos relacionados.

A violência é questão de saúde pública e o Disque Denúncia acredita e aposta na existência de uma sociedade sem violência de gênero contra as mulheres.  Para isso, mantém o  Núcleo contra a Violência Doméstica (NVD) cujo objetivo é dar tratamento especial  às denúncias de crianças, adolescentes, mulheres e idosos.  Somente neste ano de 2018, até 30 de novembro, o Disque Denúncia recebeu 342 reclamações de violência contra a mulher, 25% mais do que 2017 no mesmo período.

O atendimento do Disque Denúncia funciona de segunda a sábado,  de 7:00 às 23:00h,  pelo telefone 2253-1177 ou pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, com anonimato garantido.  Todas as denúncias recebidas são encaminhadas para os órgãos competentes.