Disque Denúncia


Disque Denúncia vem recebendo denúncias sobre violência contra mulheres em Angra dos Reis


Somente de Angra dos Reis, o Disque Denúncia já cadastrou 78 informações sobre violência contra a mulher

21/11/2018
Disque Denúncia vem recebendo denúncias sobre violência contra mulheres em Angra dos Reis

A violência contra a mulher é uma categoria conceitual definida pela ONU como “qualquer ato de violência baseado no gênero que resulte em, ou que potencialmente resulte em danos físicos, sexuais, psicológicos ou qualquer tipo de sofrimento nas mulheres”. Assim, estão ligadas a essa categoria de crimes, além de violências físicas e de cunho sexual, condutas que visem ameaças, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, perseguição, chantagem, entre outras que afetem o direito de ir e vir das mulheres.

No ano de 2018, em todo o Estado do Rio de Janeiro, o Disque Denúncia (0300 253 1177) já registrou mais de 11 mil denúncias relativas a violência contra a mulher. Dessas, 78 vieram do município de Angra dos Reis, na Costa Verde Fluminense, sendo esse o segundo assunto mais denunciado na cidade, perdendo apenas para o tráfico de drogas. Analisando anos anteriores, é possível verificar que em Angra tem havido uma maior conscientização por parte das mulheres, já que em 2015 foram apenas seis informações, em 2016 esse número subiu para 23 e em 2017 foram cadastradas 49 denúncias. Isso não significa que a incidência desse crime tenha aumentado, mas que por conta da divulgação de canais, como o Disque Denúncia, por exemplo, tem ocorrido uma maior sinalização, conscientização e confiança por parte das mulheres agredidas, que acabam denunciando, em sua maior parte, seus companheiros. Os bairros onde há uma maior quantidade de denúncias são Campo Belo, Jacuecanga e Japuíba.

No que tange aos tipos de denúncias com mulheres vítimas no estado do Rio de Janeiro destacam-se as classificadas especificamente como violência contra mulher, seguidas pelas denúncias de ameaça, estupro e tentativa de homicídio.

 É sempre importante mencionar que a denúncia pode ser feita de forma anônima e que, ao ser cadastrada pelos atendentes, ela é tratada de forma diferenciada a fim de que se tenha a melhor difusão e encaminhamento dessa denúncia. A Central do Disque Denúncia recebe de segunda a sábado, das 7h às 23h, informações através do telefone 0300 253 1177. É possível denunciar também utilizando o aplicativo “Disque Denúncia RJ”, enviando fotos e vídeos, sempre com a garantia do anonimato.