Ver todas as notícias

2_11_2018__1_ab95b7df-187f-4a2e-94ce-8b49349a663e.jpg - uploaded/imgs/noticias/2_11_2018__1_ab95b7df-187f-4a2e-94ce-8b49349a663e.jpg - Nova parceria contra crimes de


Nova parceria contra crimes de

2/11/2018



O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) firmou um acordo de cooperação com o Disque-Denúncia, e agora receberá denúncias de crimes contra a Administração Pública feitas pelo (21) 2253-1177, e também outros relatórios de inteligência produzidos pelo órgão. A medida é mais uma das ações para aumentar a transparência da Corte de Contas e fomentar o controle dos governantes pela população.

Servidores da Diretoria-Geral de Segurança Institucional treinaram equipes de atendentes da ONG, que agora são preparados para coletar denúncias e informações sobre os chamados crimes de ‘colarinho branco’. Fernando Vila Pouca de Sousa, titular da DSI, explica como ocorre o processo de recebimento das informações.    “Com a denúncia em mãos, é feita uma triagem e as informações recebem o tratamento adequado. Se houver indícios de razoabilidade, fundamento, ela é distribuída para o Controle Externo”, disse. “O treinamento feito criou filtros, a equipe deles foi familiarizada com termos que nos interessam. Se o denunciante fala em ‘contrato público’ ou ‘crime contra a Administração Pública’, a denúncia nos interessa e nós vamos analisar”.

Segundo Zeca Borges, coordenador do Disque Denúncia, esta parceria é fundamental para combater o desvio de recursos públicos. "Temos pessoas capacitadas para entrevistar os denunciantes de forma a obter mais e melhores informações sobre este tipo de crime, que não é novo para nós, mas é menos expressivo. Com a garantia de anonimato, esperamos melhores resultados.", afirmou. 

 

O Disque Denúncia funciona de segunda à sábado, de 7h às 23h30 e também recebe denúncias pelo aplicativo "Disque Denúncia RJ", mais um canal disponível para a população. 

 



Ver todas as notícias

© 2015 Disque-Denúncia Rio todos os direitos reservados. Criação e desenvolvimento por ASCOM DD Rio.

O Disque-Denúncia é uma parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública com a sociedade civil do Rio de Janeiro.