Disque Denúncia


Disque Denúncia terá horário de funcionamento especial durante 2º turno das eleições


App disponível para denunciar crimes eleitorais

25/10/2018
Disque Denúncia terá horário de funcionamento especial durante 2º turno das eleições

Disque Denúncia - Segundo Turno das Eleições

No segundo turno das eleições, o horário de atendimento da central telefônica do Disque Denúncia (2253 1177) e (0300 253 1177) será alterado na sexta feira (26) e no sábado (27), funcionando 24h nos dois dias, tendo início às 7h de sexta. Excepcionalmente no próximo domingo (28), o atendimento será de 7h às 19h. 

APP – ELEIÇÕES

O aplicativo "Disque Denúncia RJ" passou a contar, desde o primeiro turno das eleições, com um campo voltado para quem quiser denunciar qualquer tipo de crime eleitoral (corrupção eleitoral ativa e passiva, uso de violência ou ameaça para coagir alguém a votar, entre outros).

A ferramenta possibilita aos eleitores denunciarem infrações durante a campanha eleitoral, inclusive nos dias de votação e está disponível para celulares com sistema operacional Android e IOS. 

As informações recebidas serão encaminhadas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O grande diferencial da ferramenta é que por ela o denunciante pode encaminhar fotos e vídeos, mantendo a garantia do anonimato. Após as eleições o campo “denuncie crimes eleitorais” será desabilitado do App.

No primeiro turno, que ocorreu no dia 7 de Outubro, o Disque Denúncia cadastrou, somente neste dia, 222 informações sobre crimes eleitorais. Desse total, 93 vieram através do App "Disque Denúncia RJ" e os principais assuntos denunciados foram:  boca de urna; propaganda irregular; compra de votos e fraude em urnas.