Disque Denúncia


Polícia Ambiental identifica poços artesianos sem outorga dentro de condomínio em Tanguá


A denúncia foi feita através do aplicativo "Disque Denúncia RJ" para celulares

03/10/2018
Polícia Ambiental identifica poços artesianos sem outorga dentro de condomínio em Tanguá

Uma denúncia de crime ambiental feita ao Linha Verde através do aplicativo “Disque Denúncia RJ” para celulares, levou policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) da Serra da Tiririca a localizarem um poço artesiano sem outorga dentro de um condomínio em Tanguá, na região metropolitana.

Segundo a 6ª UPAm, a denúncia informava que o condomínio despejava esgoto sem tratamento no solo, contaminando o lençol freático. Quando chegaram ao condomínio Bosque do Pinhão, na Rua José Quintiliano da Luz, os militares foram recebidos pelo síndico, que acompanhou a vistoria na localidade. Dois poços artesianos foram encontrados e foi verificado que abasteciam quatro caixas d´água com capacidades de 5 e 10 mil litros além de uma cisterna de 45 mil litros. No ato da fiscalização, não foi apresentada nenhum outorga específica.

Com relação a denúncia de poluição, foi constatado pela a equipe, que no projeto de criação do condomínio, estava previsto a construção de uma ETE (estação de tratamento de esgoto) porém o síndico alegou que houve um acordo com a prefeitura de Tanguá para que o condomínio fizesse a ligação do esgoto em uma rede de águas e foi concedido o habite-se. Como nenhum documento foi apresentado aos policiais da 6ª UPAm, ele foi encaminhado à 70ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 55 da Lei de Crimes Ambientais.

O Linha Verde solicita a população que continue denunciando crimes ambientais através dos telefones 2253 1177 e 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo APP “Disque Denúncia RJ”. O anonimato é garantido ao denunciante