Disque Denúncia


Rolos de linha chilena, frascos de cerol e animais silvestres são apreendidos por policiais ambientais após denúncia


Os animais foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres onde após tratamento seráo devolvidos ao seu habitat natural.

03/08/2018
Rolos de linha chilena, frascos de cerol e animais silvestres são apreendidos por policiais ambientais após denúncia

Uma denúncia de crime ambiental feita ao Linha Verde (2253 1177) levou policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca a apreenderem nesta quinta-feira (02) 25 animais silvestres sem licenças específicas, 62 fracos de cerol e oito rolos de linha chilena em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

De acordo com os militares da 1ªUPAm, a denúncia versava sobre fabricação e comercialização de linha chilena, que utiliza quartzo moído e óxido de alumínio e é 4 vezes mais cortante que a linha com cerol,  sendo capaz até de cortar fiação elétrica mais simples. No momento da fiscalização em uma residência na Rua Mariana Lima, os policiais observaram a existência de 10 canários da terra, 11 coleiros, um melro, dois tizius e um papagaio e, questionado sobre as anilhas de identificação ou autorizações pertinentes, o responsável informou que não as possuía. Em seguida, na loja Mister Pipas, foram encontrados os frascos de cerol e rolos de linha chilena e, por conter substâncias nocivas à saúde, todos os materiais foram recolhidos e encaminhados juntamente com os acusados à 54ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base nos artigos 29 da lei de crimes ambientais e 278 do Código Penal. Os animais, segundo os militares, foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) onde após tratamento seráo devolvidos ao seu habitat natural.

O Linha Verde, programa do Disque Denúncia do RJ voltado para meio ambiente, solicita a população de todo o Estado que denuncie qualquer crime ambiental através dos telefones 2253 1177 e 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, onde é possível enviar fotos e vídeos. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.