Disque Denúncia


Denúncia do Linha Verde sobre aterro irregular leva policiais ambientais à Ilha Grande, em Angra dos Reis


O responsável pelo local desconhecia ser necessário possuir uma licença específica para aquela atividade 

29/07/2018
Denúncia do Linha Verde sobre aterro irregular leva policiais ambientais à Ilha Grande, em Angra dos Reis

Uma denúncia de crime ambiental feita ao Linha Verde (0300 253 1177) em Angra dos Reis, município da Costa Verde, levou policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental da Juatinga a flagrarem, neste sábado (28), um aterro irregular na Vila do Abraão, na Ilha Grande.

Seguindo as informações contidas na denúncia, a equipe da 4ª UPAm se deslocou até a Rua Getúlio Vargas, onde foi constatado o despejo de aterro em uma área acharcada com aproximadamente 500 metros quadrados e com características de mangue, tudo isso a menos de 30 metros do curso de um rio. Quando questionado pelos militares, o responsável pelo local informou que desconhecia ser necessário possuir uma licença específica para aquela atividade e que estava aterrando a área para plantio. Por ser considerado crime ambiental de acordo com o artigo 60 da lei 9605/98 os policiais da UPAm se dirigiram à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Em outra ocorrência decorrente de informações enviadas pelo Linha Verde, foi possível averiguar na Rua 2, no distrito de Conceição de Jacareí, em Mangaratiba, o desmatamento de uma área com cerca de 2 mil metros quadrados em elevação superior à 45º. Segundo os policiais ambientais, nenhum responsável pelo crime foi encontrado. A ocorrência foi registrada na 165ª DP.

Vale reforçar que em Angra dos Reis a população pode denunciar qualquer crime ambiental ao Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente, através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares com sistema operacional Android ou IOS, sendo possível anexar fotos e vídeos. Pelos dois canais, o anonimato é garantido ao denunciante.