Disque Denúncia


Balões e rolos de linha chilena são apreendidos por policiais do CPAm após denúncias


As informações foram recebidas pelo Linha Verde através do APP "Disque Denúncia RJ"

12/07/2018
Balões e rolos de linha chilena são apreendidos por policiais do CPAm após denúncias

Com informações recebidas pelo Linha Verde (0300 253 1177) através do aplicativo “Disque Denúncia RJ” e encaminhadas à Unidade de Policiamento Ambiental da Pedra Branca, balões, rolos de linha chilena e farto material utilizado na confecção desses balões foram apreendidos nesta quarta-feira (11) em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

De acordo com os agentes da 1ª UPAm, em cumprimento a ordem de policiamento a fim de verificar a denúncia do Linha Verde, os agentes da 1ª UPAm se dirigiram à Rua Antonio de Oliveira Carvalho, no bairro Cabuçu, onde, segundo as informações, haveria uma loja de pipas, vendendo cerol e linha chilena (que utiliza quartzo moído e óxido de alumínio e é 4 vezes mais cortante que a linha com cerol), além de existir um galpão utilizado para armazenamento de balões.

Quando chegaram ao local, foram recebidos pelo proprietário do imóvel denunciado e, durante a fiscalização, os policiais encontraram cinco balões (dois contendo três metros, um com 16 metros, um com quatro metros e um com seis metros), 22 rojões, duas bocas de balão, uma bucha, 20 lanternas, 10 bombas, cinco armações de fogos, dois rolos de pavio; além de 25 rolos de linha chilena, 25 frascos de cerol e dois quilos de quartzo. Todo o material apreendido foi encaminhado juntamente com o acusado à 52ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base nos artigos 42 e 56 da lei de crimes ambientais em conjunto com a lei 7784/2017.

Vale reforçar que a campanha “Disque Balão”, de iniciativa do programa Linha Verde, já cadastrou neste ano, 95 denúncias envolvendo locais de fabricação, armazenamento e soltura de balões e 28 denúncias sobre fabricação de linha chilena. A população de todo o Estado do Rio pode contribuir, denunciando qualquer crime ambiental através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, ou se preferir, usando o APP “Disque Denúncia RJ”. O anonimato é garantido ao denunciante.