07/08/2017
Ele é o responsável pelo Comando de Polícia Ambiental (CPAm) da Polícia Militar e parceiro do Linha Verde.
Hoje o “Linha Verde Entrevista” traz um bate papo muito bacana com o Coronel Fernandes. Ele é o responsável pelo Comando de Polícia Ambiental (CPAm) da Polícia Militar e parceiro do Linha Verde. A maioria das denúncias que chegam através dos telefones 2253 1177 ou 0300 253 1177 são encaminhadas para o CPAm, que com brilhantismo vem atuando no combate aos crimes ambientais.
O tema de nossa conversa é: desmatamento.
LV – Coronel, atualmente quais são os locais que mais preocupam o Comando de Polícia Ambiental no que diz respeito ao crime de desmatamento aqui em nosso Estado?
Cel Fernandes - É difícil falar em municípios, contudo, pelo conjunto de unidades de conservação, e pelo potencial de cobertura florestal, vejo a costa verde como um local sensível, devido sua rica e vasta vida vegetal e animal existente no mosaico de unidades de conservação.
LV – O que a CPAm vem fazendo para diminuir as ocorrências de desmatamento florestal no Estado do Rio?
Cel Fernandes - Através de parceria com o INEA, recebemos e apoiamos ações que tem por base o levantamento de desmatamento através de imagens de sensoriamento remoto, recebidos e analisados no projeto olho verde. Além disso, temos sempre nosso patrulhamento ambiental focado nos remanescentes de mata atlântica.
LV – Coronel, mesmo próximo de atingir a meta zero de desmatamento ilegal no Rio de Janeiro, ainda devemos ter atenção e preocupação com esse tipo de ilícito. Quais são as conseqüências de um desmatamento ilegal? Qual o prejuízo para o meio ambiente?
Cel Fernandes – Olha, diversos são os danos à própria flora e fauna endêmica de mata Atlântica, contudo ressalto o prejuízo às nascentes e mananciais.
LV – Em sua opinião, qual a importância do trabalho que vem sendo realizado pelo Linha Verde, no que diz respeito às denúncias de desmatamento?
Cel Fernandes - O Linha Verde é o canal essencial para a participação da sociedade denunciando todo e qualquer dano e crime realizado contra o patrimônio natural do Estado do RJ. Ele é um instrumento fundamental para as ações de patrulhamento e fiscalização aqui do Comando de Polícia Ambiental.
LV – O Linha Verde agradece o Coronel Fernandes pelo tempo dispensado e o parabeniza pelo excelente trabalho que vem sendo feito por todos os policiais que fazem parte do Comando de Polícia Ambiental.
Cel Fernandes – Eu, em nome de todo o Comando de Polícia Ambiental (CPAm) é que agradeço o carinho do Linha Verde para com nossos policiais e para com a nossa causa. Em muitas das denúncias encaminhadas por vocês, temos tido êxito e os resultados só vem aumentando. Parabéns por esse trabalho primoroso feito pela equipe do Linha Verde.