22/06/2017

Ao todo, foram resgatados sete canários, três tizius, um coleiro e dois trinca ferros.

Denúncia do Linha Verde leva polícia a resgatar 13 aves silvestres em Maricá

Imagem da notícia

Policiais da Unidade de Policiamento Ambiental da Serra da Tiririca resgataram nesta quinta-feira (22), 13 aves da fauna silvestres que eram mantidas em cativeiro, dentro de uma residência em Maricá, na Região Metropolitana. O resgate dos animais, segundo os policiais, só foi possível após terem recebido informações encaminhadas pelo Linha Verde, programa do Disque Denúncia do RJ especifico denunciar crimes ambientais.



A denúncia informava que na Rua Oitenta e Oito, no bairro de Itaipuaçu, um morador de uma vila mantinha pássaros silvestres em gaiolas, mas sem que os animais tivessem anilha de identificação junto ao IBAMA ou que o proprietário tivesse qualquer autorização dos órgãos competentes, fato que foi comprovado pelos agentes da UPAm.



Ao todo, foram resgatados sete canários, três tizius, um coleiro e dois trinca ferros. A ocorrência está sendo registrada na 82ª DP, onde o responsável pelos animais responderá de acordo com o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais e os pássaros da fauna silvestre vão ser encaminhados ao Parque Estadual da Serra da Tiririca onde após tratamento, serão devolvidos ao seu habitat natural.



O Linha Verde solicita a população que continue denunciando ilícitos  ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital). O anonimato é garantido ao denunciante. A população pode também conhecer e curtir o Linha Verde no facebook, através do endereço www.facebook.com/linhaverdedd



Linha Verde, o Disque Denúncia do Meio Ambiente.