Disque Denúncia


Polícia Civil lança programa de integração online com o Disque-Denúncia


A partir de agora, as denúncias anônimas dos cidadãos serão recebidas imediatamente pela Polícia Civil.

25/01/2013
Polícia Civil lança programa de integração online com o Disque-Denúncia


 
Otimizar, acelerar e melhorar a comunicação entre o Disque-Denúncia e a Polícia Civil. Este é o objetivo do Sistema Disque-Denúncia Web (SDDWeb), lançado nesta quinta-feira (17), na Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol). Desenvolvido pelo Departamento Geral de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (DGTIT), o programa possibilitará que a chefia de Polícia tenha um maior controle da produtividade das delegacias, coordenadorias e departamentos.

“A Polícia Civil está solidificando uma antiga parceria com o Disque-Denúncia e instituindo o programa para melhorar o trato desta informação. Aliado a isso, nós estamos tratando do meio ambiente, fazendo com que o papel deixe de circular e tudo comece a caminhar de uma forma mais ágil no ramo da informática”, disse Martha Rocha.

O coordenador do Disque-Denúncia, Zeca Borges, enfatizou a importância da participação do cidadão: “Nós costumamos dizer que a Polícia Civil não está sozinha nesta tarefa de combater o crime e a impunidade no Rio de Janeiro. Nós, em 2012, batemos todos os recordes de volume de denúncia, ou seja, o cidadão está confiando na sua polícia e está confiando neste canal para atingir estas autoridades”.

A partir de agora, as denúncias anônimas dos cidadãos que chegarem ao Disque-Denúncia, serão recebidas imediatamente pela Polícia Civil, acelerando o processo de investigação. Antes, as denúncias chegavam por malote ou por fax. Uma denúncia não prioritária, que poderia levar mais de uma semana para chegar às unidades, via correio, agora irá chegar através da simples transferência de arquivos entre o Disque-Denúncia e o SDDWeb/PCERJ. A resposta da denúncia, que também era enviada por correio, agora será enviada imediatamente, logo após a conclusão do inquérito.
 
No lançamento, estiveram presentes também o subchefe Operacional, Fernando Veloso, o subchefe Administrativo, Sérgio Caldas, a corregedora Márcia Pitta, a diretora da Acadepol, Jéssica Oliveira, o diretor do DGTIT, André Drummont, além do coordenador do Disque-Denúncia, Zeca Borges, entre outros convidados. “O sistema, que já está disponível em todas as unidades onde está inserido o programa Delegacia Legal, trará integração, melhorando a qualidade da informação e os resultados da investigação”, afirmou Martha Rocha.

Fonte: PCERJ