11/03/2017
Sete aves foram resgatadas de cativeiro
Após denúncia do Linha Verde -programa do Disque Denúncia especifico para que a população denuncie crimes ambientais- sobre torneios de rinha de galo e de pássaros em Campos dos Goytacazes, na Região Norte Fluminense, policiais ambientais conseguiram resgatar neste sábado (11) sete aves silvestres de cativeiro.
De acordo com os agentes da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) Desengano, as informações contidas na denúncia encaminhada pelo Linha Verde indicavam que na Rua Rio Bonito, número 239, no bairro Parque Guarus, ocorriam campeonatos de rinha de galo e consequentemente o crime de maus tratos contra animais. No local, os policiais constataram a veracidade da denúncia ao encontrar um local preparado para a realização dos torneios de rinhas de galo e de pássaros, com estacas para exibição das disputas. Como o campeonato não estava ocorrendo naquele momento, os policiais ambientais questionaram o proprietário do terreno, que informou que, no local, realmente eram realizadas as disputas. Outro integrante que também estava no local foi encontrado e indagado pelos agentes, que conseguiram resgatar sete coleiros de cativeiro, visto que o dono dos animais não possuía nenhuma licença ambiental ou autorização para a guarda dos pássaros.
Eles foram encaminhados à 146ª DP, onde responderão de acordo com o Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (9605/98).
O Linha Verde solicita a população que continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital). O anonimato é garantido ao denunciante. A população pode também conhecer e curtir o Linha Verde no facebook, através do endereço – www.facebook.com/
Linha Verde, o Disque Denúncia do Meio Ambiente.