19/02/2026
Ação do 39º BPM foi realizada após informações do Disque Denúncia e resultou na prisão de homem apontado como liderança do Comando Vermelho
Policiais militares do 39º BPM realizaram, na segunda-feira (16/02), uma operação na Rua A, s/nº, na comunidade do Rola Bosta, bairro Pian, que resultou na prisão de cinco suspeitos e na apreensão de arma, drogas e equipamentos utilizados pelo tráfico.
A ação ocorreu após informações repassadas pelo Disque Denúncia indicando que um criminoso conhecido como “Vaguinho” estaria escondido na localidade. Segundo levantamentos do setor de inteligência da unidade, o suspeito, identificado como Vagner Rodrigues de Freitas, também conhecido como “Vaquinho” ou “Malvadão”, seria oriundo do Complexo da Penha e apontado como liderança operacional ligada à facção criminosa Comando Vermelho na região, além de envolvimento em ataques armados recentes.
Com base nas denúncias e no monitoramento realizado, equipes do GAT Charlie, sob comando do Oficial de Operações e do P3 da unidade, realizaram cerco tático no local, conseguindo prender o alvo prioritário e outros quatro suspeitos: Arthur Cunha da Silva, José Mauro Martins da Silva (vulgo Mauro), João Vitor Viana Estavão e Alan Santos de Medeiros.
Durante a operação, foram apreendidos uma pistola calibre .45, um carregador com seis munições, 3.250 pinos de cocaína, 174 tabletes de maconha, dois rádios transmissores sintonizados na frequência do tráfico local e um aparelho celular.
A ocorrência foi encaminhada à 54ª DP, onde os cinco acusados foram autuados e permaneceram presos à disposição da Justiça.