18/01/2026
Iniciativa integra o Programa Linha Verde ao projeto “Braços Abertos Sobre a Guanabara” e será marcada pela iluminação azul do Cristo Redentor no dia 18 de janeiro de 2026
Nesse domingo, 18 de janeiro, às 20h30, será realizado o lançamento oficial da parceria entre o projeto “Braços Abertos Sobre a Guanabara” (BASG), do Consórcio Cristo Sustentável, e o Instituto MovRio, responsável pelo Programa Linha Verde, do Disque Denúncia do Rio de Janeiro. A iniciativa integra uma mobilização voltada à preservação da Baía de Guanabara, promovendo a educação ambiental, o engajamento social e o fortalecimento da governança ambiental.
Como parte da programação da cerimônia, que terá participação da Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais, será lançado um manifesto e o monumento ao Cristo Redentor será iluminado em azul, em referência ao Dia Estadual da Baía de Guanabara, instituído pela Lei nº 3.616/2001, e ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 – Vida na Água, da Organização das Nações Unidas (ONU). A iluminação simbólica reforça o compromisso com a recuperação dos ecossistemas costeiros e marinhos e com a promoção da economia azul.
“A parceria entre o Consórcio Cristo Sustentável e o Instituto MovRio vem reforçar o apreço do Santuário Cristo Redentor pela questão ambiental, suas práticas de ESG e Sustentabilidade, priorizando a conservação e a revitalização da Baía de Guanabara em atenção à Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e sua conferência que será realizada no Rio de Janeiro em 2027, a Carta Encíclica Laudato Si’, escrita pelo saudoso Papa Francisco, e os Objetivos de Desenvolvimento Humano, criados pelo Consórcio. Unir o maior, mais conhecido e respeitado canal de denúncias do Brasil com o símbolo máximo do país — grande observador da Baía de Guanabara e forte agente de transformação — traz potência e efetividade para o trabalho de conservação e revitalização da baía, atendendo ao chamado para o cuidado da nossa ‘Casa Comum’, conforme a Laudato Si’”, destaca a gestora ESG do Consórcio Cristo Sustentável, Bianca Cardoso.
Em 2025, concluindo a Semana do Meio Ambiente, o Consórcio Cristo Sustentável esteve presente na Conferência dos Oceanos da ONU 2025 (UNOC3), que ocorreu em Nice, na França, de 9 a 13 de junho, para apoiar a implementação do ODS 14 - Vida na Água. Fazendo uma conexão azul entre Nice e o Rio de Janeiro, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor iluminou o monumento ao Cristo Redentor em azul pelo Dia Mundial dos Oceanos e, em parceria com o Instituto-E e com o artista e embaixador da Ocean Decade, Oskar Metsavaht, uniu-se à ONU na promoção da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), um apelo global por conhecimento, preservação e ação. Em 2027, a Conferência da Década do Oceano (https://oceandecade.org/pt/) será realizada no Rio de Janeiro, de 7 a 9 de abril, e o Consórcio Cristo Sustentável planeja sua atuação para o evento contribuindo com a promoção e implementação do ODS 14.
Assim, a ação está inserida no conjunto de iniciativas socioambientais desenvolvidas pelo Consórcio Cristo Sustentável, aliança que reúne o Santuário Cristo Redentor, o Instituto Redemptor e a Obra Social Leste Um - O Sol, com foco na promoção da dignidade humana, no cuidado com o meio ambiente e no fortalecimento da participação cidadã. A parceria com o Instituto MovRio amplia o alcance dessas ações ao integrar o projeto “Braços Abertos Sobre a Guanabara” ao Programa Linha Verde, conectando mobilização social, educação ambiental e canais efetivos de denúncia.
Criado em 2013 pelo MovRio, o Programa Linha Verde atua como um canal direto de participação cidadã, por meio dos telefones (21) 2253-1177 e 0300-253-1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa -, pelo App Disque Denúncia RJ ou pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br), permitindo que a população do Estado do Rio de Janeiro denuncie, de forma anônima, crimes ambientais como poluição das águas, despejo irregular de resíduos, pesca predatória, desmatamento e maus-tratos aos animais.
De acordo com dados do Disque Denúncia, os crimes ambientais estão associados, principalmente, à sensação de impunidade, à falta de informação e à fragilidade do controle social. Nesse contexto, a parceria com o projeto “Braços Abertos Sobre a Guanabara” fortalece a educação, a transformação da informação em ação concreta, contribuindo para a conscientização pública, e o encaminhamento efetivo das denúncias aos órgãos competentes.
Desde sua criação, o Linha Verde mantém articulação com instituições como o Comando de Polícia Ambiental (CPAm), a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e a Superintendência Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (SICCA), além de parcerias com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), secretarias estaduais e os setores ambientais das polícias Militar e Civil.
O projeto “Braços Abertos Sobre a Guanabara”, desenvolvido no âmbito do Consórcio Cristo Sustentável, atua na articulação entre poder público, iniciativa privada, universidades, organizações da sociedade civil e comunidades locais, com foco em governança ambiental, educação, mobilização social e valorização da Baía de Guanabara. A iniciativa parte do simbolismo do Cristo Redentor, que testemunhou a Baía limpa em sua inauguração, em 1931, e hoje convida a sociedade a participar ativamente de seu processo de recuperação.
O lançamento da parceria reafirma o papel do Consórcio Cristo Sustentável como articulador de grandes causas socioambientais, colocando a visibilidade do Santuário Cristo Redentor a serviço da proteção da vida e da sustentabilidade.
Sobre o “Braços Abertos Sobre a Guanabara”
A Baía de Guanabara é um patrimônio natural, histórico e cultural inestimável para o Rio de Janeiro, desempenhando papéis fundamentais nos aspectos ambiental, econômico, turístico, histórico e cultural da cidade e da Região Metropolitana. Um ecossistema rico e diverso, abrigando manguezais, ilhas, praias, áreas de Mata Atlântica e mais de 50 rios e córregos. Um centro econômico essencial para o estado, pois abriga o Porto do Rio de Janeiro, a atividade pesqueira e a exploração de óleo e gás. A Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá possui uma área de aproximadamente 4.807,260 km² ou 480.726,000 hectares. Dezessete municípios do estado integram a Baía de Guanabara, com mais de 10 milhões de habitantes dentro de sua área de atuação, o que corresponde a cerca de 70% da população do estado do Rio de Janeiro.
O projeto “Braços Abertos Sobre a Guanabara” é uma iniciativa inovadora que transforma o Cristo Redentor em um observatório ambiental dedicado à Baía de Guanabara. Em seu compromisso com a revitalização da baía, este projeto visa não apenas monitorar sua saúde ambiental, unir parceiros, apoiar a criação de uma metrópole azul, divulgar impactos positivos, artigos e notícias, mas também atuarcomo um canal ativo paradenúncias de crimes ambientais, aproximando as comunidades locais e incentivando a participação cidadã na preservação do meio ambiente.
O potencial da economia azul na Baía de Guanabara é vasto e estratégico, oferecendo oportunidades para o desenvolvimento econômico sustentável e a conservação ambiental. Ao adotar práticas inovadoras e sustentáveis, a Baía de Guanabara tem o potencial de se tornar um modelo de economia azul no Brasil, gerando emprego, renda e qualidade de vida para a população, enquanto preserva sua biodiversidade e valor ambiental.