07/01/2026
Os números mostram um aumento de 45,5% de denúncias registradas no ano, após o retorno do atendimento 24 horas
Entre janeiro e dezembro de 2025, o Disque Denúncia recebeu 135.807 denúncias anônimas sobre os mais variados tipos de crimes em todo o estado do Rio de Janeiro, o que representa um aumento de 45,5%, se comparado ao ano de 2024, quando foram cadastradas 93.317 informações. Em 30 anos de funcionamento, a central de atendimento registrou mais de 3 milhões de denúncias em seu banco de dados.
No ano passado, o serviço voltou a funcionar 24 horas por dia, após uma parceria com a Prefeitura do Rio, possibilitando a contratação de mais analistas de atendimento e melhor recebimento das denúncias vindas da população.
Com as denúncias anônimas, 1.816 criminosos foram presos. 17.501 munições retiradas das mãos de criminosos. Cerca de 402 veículos foram recuperados e mais de 10 toneladas de drogas apreendidas. 6,3 toneladas de cobres furtados foram recolhidos, um aumento de 119%, comparado ao ano de 2024, com a apreensão de 2,89 toneladas.
O número de fuzis apreendidos dobrou, passando de 177 para 369. Outras 913 armas, como pistolas, revólveres, metralhadoras, carabinas e granadas também foram apreendidas pela polícia com ajuda do Disque Denúncia.
Mais de 6,7 toneladas de barricadas foram retiradas das ruas em 2025, um aumento de 66,6% em relação ao ano anterior.
Com a divulgação de cartazes, o programa Procurados do Disque Denúncia ajudou a polícia na localização e captura de 355 foragidos da Justiça. O Desaparecidos cadastrou 428 denúncias em 2025, cerca de 48% a mais do que no ano de 2024. Essas informações auxiliaram na localização de 187 pessoas, inclusive em outros estados do Brasil.
Em 2025, o Disque Denúncia Mulher atendeu 1.390 denúncias de violência contra a mulher, frente a 912 registros em 2024, o que representa um aumento de aproximadamente 52,4%. Do total de informações recebidas, 81 denúncias foram relacionadas ao descumprimento de medidas protetivas, enquanto 565 mencionaram casos de estupro. As vítimas foram acolhidas e orientadas, com encaminhamento aos serviços especializados necessários para garantir proteção, atendimento e acompanhamento.
O Linha Verde, programa voltado para o combate de crimes ambientais, registrou 29.973 denúncias, um aumento de 30% a mais do que no ano de 2024. Ao todo, 700 animais silvestres foram resgatados de cativeiros. Denúncias de Linha Chilena tiveram destaque em 2025, com o total de 1203 informações, um aumento de 114% comparado com o ano anterior. O aumento do número de queimadas também foi alarmante, 86% a mais do que no ano de 2024, que havia registrado 696 denúncias em todo o estado do Rio de Janeiro.
Em 2025 o programa Cidades esteve presente em parceria com os municípios do Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Paraty, Maricá e Niterói, somando juntos mais de 71 mil denúncias registradas sobre ações criminosas. A população desses municípios confiou no trabalho do Disque Denúncia e se beneficiou do serviço ofertado para o combate ao crime e à violência.
“Os resultados do Disque Denúncia demonstram um trabalho incansável de toda equipe ao longo de 30 anos de existência, com o fundamental apoio da sociedade civil, dos patrocinadores, das lideranças políticas nos municípios e de todas as polícias, que recebem nossas informações e agem no rigor da Lei para uma sociedade mais segura e justa”, afirmou Renato Almeida, Presidente do Instituto MovRio e Diretor-geral do Disque Denúncia.