27/12/2025

As aves foram levadas para o CETAS, em Seropédica

Polícia resgata 10 pássaros silvestres mantidos em cativeiro em Valença

Polícia resgata 10 pássaros silvestres mantidos em cativeiro em Valença

Uma informação recebida pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177) ajudou, nesta sexta-feira (26), a polícia militar ambiental no resgate de 10 pássaros silvestres de cativeiro, em Valença, no Sul do Estado.

De posse das informações, agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Concórdia, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, procederam à um imóvel localizado no distrito de Parepeúna e, durante fiscalização, foram encontrados três trinca ferros, dois coleiros, dois azulões, um sabiá, um papa banana e um tizil, todos sem anilhas de identificação. A esposa do suspeito, que acompanhou a fiscalização, disse que o marido estava trabalhando em Minas Gerais e não conseguiu contato. Como não foram apresentadas as licenças necessárias para a criação das aves, os policiais da 2ª UPAm recolheram as mesmas e procederam à 91ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Todos os pássaros foram recolhidos e levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, onde após tratamento serão reintroduzidas ao habitat natural.

Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente